O difícil dilema (da oposição) de eleger as mesas do Congresso Nacional

Demarcar posição (e estar, mais uma vez, fora de combate) pode significar, simplesmente, deixar o caminho livre no parlamento para todos os setores associados ao "ou o inverso disso" e todas as consequências na vida de quem a oposição pensa estar protegendo quando discursa "contra o golpe"

Plenário do Senado
Plenário do Senado (Foto: Leopoldo Vieira)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A oposição está às turras sobre como se comportar diante da eleição das mesas diretoras do Senado e da Câmara.

Refém da narrativa do rompimento da ordem constitucional, divide-se entre polarizar com o governo e ser alijada de comissões e funções estratégicas nas duas casas ou compor com a base governista, conquistar tais espaços, mas acumular desgastes com uma parcela da sociedade que se embala na narrativa do golpe.

Mas, antes de tudo, há de se saber que o Congresso Nacional é um espaço de produção legislativa, que expressa um jogo de forças social e parlamentar. Dele saem mais direitos, aperfeiçoamento deles, incentivos à novas oportunidades, regulamentações à falhas de mercado (ou excessos dele) ou o inverso disso. Para simplificar.

continua após o anúncio

Para qualquer um destes lados, com as devidas gradações, neste tabuleiro, ocupar tarefas de poder na condução das casas e nas comissões que analisam os projetos de lei, emendas constitucionais e medidas provisórias, é fundamental.

Para qualquer um destes lados, estar em espaços estratégicos no parlamento é imprescindível para ser player da gestão do sistema político (inclusive de eventuais mudanças nele).

continua após o anúncio

Demarcar posição (e estar, mais uma vez, fora de combate) pode significar, simplesmente, deixar o caminho livre no parlamento para todos os setores associados ao "ou o inverso disso" e todas as consequências na vida de quem a oposição pensa estar protegendo quando discursa "contra o golpe". Ou pior, todas as consequências na vida de quem a oposição pensa estar angariando apoio quando discursa "contra o golpe".

PS.: Esta reflexões valem para eleições de mesas de assembleias legislativas e câmaras municipais.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247