O Brasil preparado?

Faltam 120 dias para o início da Copa. A morte de Santiago Andrade, cinegrafista vitimado pelas costas por um explosivo black bloc, expõe ao mundo as vísceras do nosso despreparo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Faltam 120 dias para o início da Copa. A morte de Santiago Andrade, cinegrafista vitimado pelas costas por um explosivo black bloc, expõe ao mundo as vísceras do nosso despreparo. No quesito Copa, como de resto o mandato inteiro, o governo Dilma é um espetáculo de desorganização, negligência e improviso.

Ninguém acredita quando o governo diz que está preparado na segurança. Afinal, é sabido que não existe uma política federal para o tema. Mas e o resto? Cadê a melhoria nas telecomunicações? Os reforços do setor elétrico, aeroportos e transportes públicos? Foi para isso que se criou o Regime Diferenciado de Contratações?

O governo não consegue sequer formatar uma lei sobre terrorismo. As promessas de investimento em inteligência e monitoramento não passaram de lorota. Como se viu na morte do jornalista, explosivos estão ao alcance de quem não tem o mínimo requisito intelectual para manuseá-los. Imagine na Copa.

continua após o anúncio

Numa entrevista publicada terça-feira, o vice-presidente da Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Amaury Portugal, traçou um desenho sombrio do que foi feito com a instituição no governo Dilma. Nas palavras dele, a Polícia Federal foi estrangulada financeiramente, mas o problema também é político. 

Um fator é o corte drástico de recursos, o que fez desabar a eficiência operacional da PF. "O outro é que você não sente por parte do poder público a vontade necessária para que a Polícia Federal seja atuante como era há alguns anos", disse o delegado Amaury.

continua após o anúncio

Em dezembro do ano passado, divulgou-se que os indiciamentos por crime organizado caíram de 4.941, em 2007, para 759, em 2013. Em janeiro, os jornais denunciaram que uma nova metodologia adotada para medir a eficiência da instituição tinha cheiro de maquiagem. Ninguém desmentiu com vigor.

Os justiçamentos de rua observados na semana passada e a lambada que Henrique Pizzolato deu no Estado Brasileiro escancaram o vácuo de autoridade, de competência e de compromisso que existe no Ministério da Justiça. Em quatro anos, José Eduardo Cardozo segue incapaz de formular uma ação efetiva que seja.

continua após o anúncio

Os 10 anos da ação corrosiva do PT sobre as instituições agora cobram seu preço. As coisas não funcionam nem debaixo de gritos e palavrões. Na segurança, como no resto, o governo deitou em berço esplendido e não trabalhou. Se o problema fosse apenas a possível desmoralização, vá la. Mas não é. Aqui, atribuir a incompetência aos pessimistas não vai colar.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247