Ninguém dá golpe com a Constituição

'Ninguém dá golpe com a constituição. Quem dá golpe a suprime', escreve o colunista Alex Solnik. 'Militares não precisam do artigo 142. Bastam os canhões'

(Foto: ABR | Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik

O deputado Carlos Zarattini começa a colher assinaturas com vistas à votação de uma PEC (Proposta de emenda constitucional) para acabar com a suposta ambiguidade do artigo 142 da constituição federal. 

continua após o anúncio

De 1988 a 2018 - trinta anos - ninguém dava a menor pelota para esse artigo, ninguém falava dele. Não cheirava nem fedia.

Eis que chega ao poder Jair Bolsonaro. 

continua após o anúncio

Dentre as inúmeras mentiras de sua lavra, ele se sai com essa: o artigo 142 lhe daria poderes absolutos, sendo ele o comandante-em-chefe das Forças Armadas, acima do Legislativo e do Judiciário. 

Começa a propagar a falsa ideia de que o artigo garante aos chefes militares uma espécie de Poder Moderador. Se há conflito entre os três Poderes, eles teriam o direito de intervir. Ou seja: assumir o poder.

continua após o anúncio

Juristas obscuros e reacionários abraçam a tese. O comandante do Exército pede a opinião do ministro do STF, Gilmar Mendes. A resposta é cirúrgica:

“O que é isso? A hermenêutica da baioneta”?

continua após o anúncio

A interpretação canhestra propagada por Bolsonaro é mentirosa e delirante. Supõe que uma constituição promulgada depois de 21 anos de ditadura militar abriria brecha para um golpe militar! Seria inédito no mundo: uma constituição democrática que contempla a possibilidade de golpear a democracia. A volta da ditadura. Seria cômico, se não fosse trágico.

Ninguém dá golpe com a constituição. Quem dá golpe a suprime, não a invoca. E depois faz a sua própria. Os militares não precisam do artigo 142 se quiserem derrubar um governo. Bastam seus canhões.

continua após o anúncio

De mais a mais, se nem o mais golpista dos presidentes da República conseguiu dar um golpe na vigência do artigo 142, quem o fará?

Colocar esse tema na mesa nesse momento em que o governo enfrenta vários problemas graves é alimentar a rede de fake news dos golpistas. E dar razão à interpretação canhestra e mentirosa.

continua após o anúncio

O pior será - se chegar a ser votada - a PEC não conseguir os 308 votos necessários, o que só será possível se o governo entrar nisso e seduzir Arthur Lira.

Não acho que seja prioridade de Lula. Nem de Lira.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247