Ministro tem que dizer quantos serão vacinados em quanto tempo
"Com população de 200 milhões de habitantes, 140 milhões ao menos têm de ser vacinados, de acordo com especialistas", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia. "Só a vacina salva. Só a vacina pode restaurar em parte a situação pré-pandemia. Não há outro caminho"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia
O que o ministério da Saúde tem que informar não é, primordialmente, o dia em que a vacinação vai começar e sim quantas doses foram compradas até agora, de quem, quanto custou e quando serão entregues.
Com população de 200 milhões de habitantes, 140 milhões ao menos têm de ser vacinados, de acordo com especialistas – 70% da população. São necessárias, portanto, ao menos 280 milhões de doses em 2021.
É fundamental vacinar o máximo de pessoas possível no menor tempo possível. Essa é a chave para a recuperação econômica de qualquer país. A outra opção – fora da vacina – é a aposta na imunidade de rebanho, o que é inexequível.
No caso brasileiro, teríamos de alcançar 140 milhões de infectados. À razão de 7 milhões por ano (resultado de 2020), seriam necessários 20 anos até o covid ser contido. E que país aguenta 20 anos de pandemia?
Imunidade de rebanho deve ser, portanto, descartada. Só a vacina salva. Só a vacina pode restaurar em parte a situação pré-pandemia. Não há outro caminho.
Biden quer vacinar 100 milhões em 100 dias. Isso é um plano de vacinação.
(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247