Midia training de Moraes é mais um insulto à memória de Teori

Alguém teria de avisar Alexandre de Moraes que seus pontos de vista têm de ser expostos na sabatina oficial e não previamente. Não se trata de um vestibular ou de um Enem, mas da mais alta corte da Justiça de nosso país

Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes (Foto: Alex Solnik)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Desde o dia em que Temer anunciou seu nome à vaga de Teori Zavascki no STF, Alexandre de Moraes revelou que passaria a manter encontros com aqueles que teriam a missão de aprová-lo ou não, quebrando o decoro que deveria nortear o processo.

Mas ele não se limitou a isso, o que já seria vergonhoso e incompatível, ao revelar uma proximidade indesejável entre candidato e seus eleitores.

Ele foi além. Submeteu-se a uma sessão de mídia-training a bordo do barco do senador Wilder Moraes (PP-GO) ancorado no Lago Paranoá, fato que ele próprio confirmou, ressaltando, porém não saber que o local seria um barco. Não achou estranho o teor da reunião, mas o local. Em nota com crassos erros gramaticais que não se espera de um jurista com notório saber justificou-se:

continua após o anúncio

"Fui convidado para expor meus pontos de vista em reunião com dez senadores. A reunião foi agendada no endereço QL 22 Conj 10 casa 20. Compareci e fui surpreendido que a reunião ocorresse em um barco atracado nessa residência. Tivemos uma conversa séria e respeitosa, assim como venho fazendo em todas reuniões com os demais Senadores".

Alguém teria de avisá-lo que seus pontos de vista têm de ser expostos na sabatina oficial e não previamente. Não se trata de um vestibular ou de um Enem, mas da mais alta corte da Justiça de nosso país.

continua após o anúncio

Os temas para os quais ensaiou respostas e que vazaram disseram respeito à sua atuação como advogado do ex-deputado Eduardo Cunha e de uma cooperativa de ônibus que tinha ligações com o PCC, duas pedras em seu caminho.

Nem os senadores que se reuniram com ele, escondidos a bordo ou em qualquer outro local público, nem o indicado de Temer respeitaram a liturgia que sempre cercou episódios em que um novo ministro do STF seria submetido à avaliação do Senado, pois deveriam manter distância do candidato se queriam que a sua avaliação fosse considerada isenta.

continua após o anúncio

Nenhum indicado ao mais alto escalão da Justiça brasileira ofereceu tantos sinais de que não tem as mínimas condições necessárias para atuar com notório saber jurídico, sobriedade e imparcialidade.

Jamais um candidato se deixou submeter a uma sabatina prévia, como se fosse um estudante sendo preparado para um exame decisivo.

continua após o anúncio

A necessidade de sabatina prévia mostra o quanto os senadores estão preocupados com o desempenho de Moraes diante da CCJ, com transmissão ao vivo pela TV, não por temer avalizar uma escolha equivocada e ofender os brasileiros e a Justiça, mas por temer contrariar o presidente da República e arcar com as consequências de uma manobra mal- sucedida.

Todos já sabiam que a sabatina será um jogo de cartas marcadas e não de avaliação isenta da biografia e das ideias do indicado, muitas das quais, como foi noticiado, plagiadas alhures, o que agora ficou mais evidente ainda. Mas escancarar o toma-lá-dá-cá chega a ser um insulto à memória de Teori.

continua após o anúncio

Os aliados de Temer, embora amparados em folgada maioria de votos na CCJ e no plenário, já se deram conta de que, quanto mais a sua candidatura fica exposta à chuva, mais se desidrata e se decompõe. Tentam antecipar a sua exposição para evitar o seu desmascaramento total e completo.

Tão lamentável é o conjunto da obra de Moraes que já afloram suspeitas de que foi contemplado por ter conhecido segredos incômodos de Temer ao prender um hacker que invadiu o celular da primeira-dama, investigado num processo que corre em segredo de justiça. E não por suas qualidades de jurista.

continua após o anúncio

Last but not least: Moraes é um homem que nunca sorri.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247