Manual de sobrevivência a furacões
"Como não estamos acostumados a lidar com esse desastre – principalmente por não ser natural, mas escolhido pelo voto – achei conveniente transcrever um dos inúmeros manuais de sobrevivência a furacões publicados nos Estados Unidos – já que Bolsonaro é de lá - com conselhos úteis para os que optarem por passar longos períodos em casa, temerosos do que possa suceder se saírem e preparados para não abrirem a porta para ninguém", diz o colunista Alex Solnik
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Não sei vocês, mas eu já estou sentindo lufadas de ventos úmidos, vindos principalmente do Norte, que prenunciam a chegada de um fenômeno devastador jamais visto no Brasil: um inédito furacão – o Bolsonaro – está previsto para varrer o território nacional daqui a 59 dias, a 1º. de janeiro de 2019 com um poder destruidor ainda incalculável, mas certamente previsível.
Como não estamos acostumados a lidar com esse desastre – principalmente por não ser natural, mas escolhido pelo voto – achei conveniente transcrever um dos inúmeros manuais de sobrevivência a furacões publicados nos Estados Unidos – já que Bolsonaro é de lá - com conselhos úteis para os que optarem por passar longos períodos em casa, temerosos do que possa suceder se saírem e preparados para não abrirem a porta para ninguém ou resolverem empreender um plano de fuga antes de serem atingidos pelo olho do furacão.
Espero que seja útil.
Manual de sobrevivência ao Furacão Bolsonaro
1) Compre água e comida suficientes para alguns dias. Os alimentos enlatados são os únicos que servirão para um furacão; não esqueça de ver a data de vencimento para checar se eles estão frescos. Sempre tenha tais mantimentos em mãos para casos de emergência. Se possível, compre alimentos enlatados que não precisam de água ou leite para serem preparados. Encha a banheira ao optar por ficar em casa. Em média, banheiras cheias de água são suficientes para três dias, além de permitirem que você dê a descarga do vaso sanitário com um balde. Há muita água no compartimento de água quente do aquecedor de casa, se você tiver um. Um aparelho de 150 litros de capacidade possui água suficiente para manter uma pessoa viva por um mês. Procure um guia para saber como beber e usar a água de aquecedores. Uma pessoa precisa, em média, de 3,5 litros de água por dia; cães necessitam de 1,75 litros; gatos sobrevivem com bem menos.
2) Prepare a geladeira e o congelador. Dê prioridade aos alimentos perecíveis, já que a luz provavelmente acabará e encha a geladeira e congelador com garrafinhas de água e itens não perecíveis totalmente selados. Quanto mais cheio o congelador ficar, mais objetos estarão presentes para reter o frio e manter a temperatura baixa. O mesmo vale para a geladeira. No congelador, armazene o máximo de água e líquidos que puder. Mesmo se houver falta de energia, eles vão reter o frio por mais tempo. Coloque todo o gelo do freezer em sacolas plásticas. Preencha todo o espaço do congelador com essas sacolas, e não esqueça de congelar garrafas d'água também. Pesquise por artigos ensinando como manter alimentos congelados durante um período sem luz.
3) Sempre deixe por perto os remédios que precisará tomar. Se eles estiverem quase acabando, vá ao médico para obter uma receita e fazer um estoque, garantindo que possui o suficiente para vários dias ou semanas para evitar riscos à saúde. Quando a temporada de furacões estiver chegando, comece a providenciar os medicamentos, já que as farmácias podem não funcionar.
4) Certifique-se de que possui todos os mantimentos necessários para sua família. Leve em conta que vocês ficarão presos em casa, sem acesso a eletricidade, água corrente e lojas. Tenha fontes de luz (alimentadas por baterias, pilhas ou manivelas), um abridor de latas manual, kit de primeiros socorros e produtos de higiene.
5) Leve os mantimentos junto com você. Muitos dos itens do kit desastre podem ser transportados; caso opte pela evacuação por carro, é preciso colocar alimentos e água em porções menores, devido à falta de espaço. Além disso, alguns itens a mais são indispensáveis ao fugir da tempestade: sinalizadores; mapas físicos; auxiliares de partida; galões extras de gasolina.
6) Vede as janelas. Feche as portas e janelas; caso não tenha venezianas contra furacões, proteja as janelas e portas com tábuas de madeira compensada. Uma boa ideia é reforçar o portão ou a porta da garagem, protegendo tudo que estiver lá dentro. Faça isso assim que souber que o furacão passará pela área em que mora, evitando que a tempestade o atinja enquanto prega as tábuas para proteção da casa.
7) Compre um gerador. Se algum membro de sua família precisar de cuidados médicos especiais, é fundamental ter um ar-condicionado e energia para que equipamentos importantes continuem funcionando. Prepare-se para desembolsar bastante grana e pagar por um gerador que suporte muitos aparelhos. Use uma calculadora de watts para geradores para não comprar um aparelho mais forte do que precisa. Compre vários galões de gasolina de 20 litros. Após a passagem de furacões, o combustível se torna escasso, e muitos postos até limitam a quantidade que pode ser comprada após esperar na fila. Se não conseguir comprar um gerador, adquira um inversor de corrente elétrica para o carro. Com ele, o carro se torna um gerador elétrico portátil. Eles custam de R$ 100 a R$ 350 e podem ser encontrados na seção automotiva de lojas de departamentos; é preciso adquirir um extensor com fios bastante resistentes para alimentar a casa. Não ligue carros ou geradores à gasolina em garagens fechadas: há risco de envenenamento por monóxido de carbono, que é letal.
8) Um quarto deve ser definido como o "porto seguro" da casa, prevenindo-se contra a possibilidade de comprometimento da integridade da residência. Ele não deve ter janelas ou portas para o exterior (e, de preferência, apenas uma para o interior da casa), tornando-o o local para onde a família inteira deve ir para se proteger, se o furacão ganhar muita força. É preciso estocar mantimentos no "porto seguro" se você não puder voltar para o resto da casa após entrar nesse espaço.
9) Fique atento às notícias. Você pode assistir canais de previsão do tempo o quanto desejar, mas ao sentir medo ou entrar em pânico, desligue. Lembre-se de que muitos furacões se movem lentamente. No entanto, não subestime a velocidade da tempestade e tente finalizar os preparativos o mais rápido possível. Alguns furacões adquirem mobilidade ou mudam de curso de forma inesperada.
10) Encontre as rotas locais de evacuação. Entre no site da cidade ou do estado para verificar informações sobre as estradas recomendadas para evacuação. É importante analisar todas as opções fornecidas para saber quais são as melhores, e leve pelo menos três ou quatro em consideração, verificando qual é a que melhor funcionará para sua família.
11) Guarde um pouco de dinheiro para uso emergencial durante a temporada de furacões. Depois do fim da tempestade, você pode utilizá-lo para começar a consertar tudo que não for coberto pelo seguro da casa, além de emprestá-lo para amigos, parentes e vizinhos que não possuíam seguro. Sem dúvida, eles ficarão muito agradecidos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247