Madureira chorou

E no quinto dia do mês que se comemora a Ressurreição de Cristo foram subtraídos do cenário madureirense, e do cenário da vida: seres humanos

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O bairro de Madureira possui uma gênese mui parecida com a  de outros bairros do Rio de Janeiro. Com suas fases: colonial, agrária; rural mesmo.

A Fazenda de Campinho fora arrendada por Lourenço Madureira, é aí que encontramos a justificativa para a nomeação do bairro.

continua após o anúncio

Conhecida como “ Capital do samba” a antiga fazenda abriga duas Escolas sambistas de renome internacional : PORTELA E IMPÉRIO SERRANO.

Porém, atualmente o celeiro cultural de Zaquia Jorge, Paulo da Portela, e Monarco da Portela - que inclusive foi o sambista escolhido para o nome oficial do Parque de 450 mil metros inaugurado em 2012, na gestão do atual prefeito Eduardo Paes – dá sinais de morte. 

continua após o anúncio

O bairro sofre com problemas de infraestrutura, como a paralisação funcional da escada rolante de pedestres (passarela) da Estação Central ferroviária do bairro. E isso já ocasionou alguns óbitos pelo fato do extremo cansaço que muitos transeuntes sentem ao subir a escadaria normal. Muitos já infartaram. Nobre prefeito, a geringonça precisa voltar a salvar vidas!

Bairro que concentra um Polo comercial importante, onde o setor imobiliário vem explorando sobremaneira. Onde existe o Madureira Shopping Rio , nascido em 1988, e que atrai uma população do entorno  e dos demais redutos circunvizinhos, com sucesso. 

continua após o anúncio

O insucesso dentro do histórico cenário evolutivo de tal espaço geográfico resulta das forças contrárias no jogo do/no poder público, que por exemplo permite o risco alto e diário de “pipocos” soltos pelo ar.

Vamos refletir lendo o recorte abaixo: "O sepultamento de Ester dos Santos foi marcado para às 8h, . Já João Vitor Pereira Brander, 19 anos, será enterrado às 11h.

continua após o anúncio

Nesta quinta (6), a mãe de Ester, Thamires de Assis dos Santos, esteve no Instituto Médico Legal (IML) para o reconhecimento e liberação do corpo. Com um urso de pelúcia da filha, ela chorava no banco da recepção.

“Meu Deus, por que isso?! “A minha menininha, a minha menininha. Eu perdi a minha menininha. Ôh meu Deus!”

continua após o anúncio

Este cenário devastador fere o cotidiano de pessoas que não possuem liberdade vital de ir e vir. Elas apenas esperam pela bala da roleta russa vigente; e assim vivem a mercê das migalhas de um estado de coisas desumano; onde a política partidária e seus asseclas dão as cartas para manter o pobre povo: desinformado e calado morando ao lado do perigo e respirando o ar tóxico do abandono: econômico e social.

Quando a atriz fundadora de um teatro de Revista em Madureira morreu afogada na Barra da Tijuca (prematuramente) aos 33 anos, em 1957, se fez um samba em sua homenagem: “Madureira chorou”.

continua após o anúncio

E no último dia 05 do corrente uma  criança foi atingida (no coração do bairro), com um tiro na cabeça . Assim como o entregador de 19 anos, que também morreu da mesma forma, em meio aos confrontos entre população e policiais em redutos comunitários. O samba Madureira chorou foi composto para homenagear Zaquia Jorge,  a atriz/vedete que fundou o teatro que trouxe luz artística ao bairro histórico.

E no quinto dia do mês que se comemora a ressurreição de Cristo foram subtraídos do cenário madureirense, e do cenário da vida: seres humanos, e novamente Madureira chorou...

continua após o anúncio

Foram mortos pelo descaso do poder público, que se perpetua ignóbil em termos de contrato social. Que Páscoa dolorosa para os parentes enlutados. Que devem estar se perguntando: “Por quê”?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247