Lula tem duas chances de sair da cadeia até setembro; é isso que Moro teme
"É isso que Moro mais teme: perder o grande troféu da Lava Jato, o que deixaria bolsonaristas, a começar do próprio Bolsonaro, furiosos com ele, que seria responsabilizado", avalia o jornalista Alex Solnik. "Até a reeleição de Bolsonaro corre risco com Lula livre, leve e solto comandando a oposição"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia
O arroubo autoritário da juíza Carolina Lebbos, que determinou a remoção do ex-presidente Lula ao sistema prisional, provocou reações favoráveis a ele fora da esquerda e do PT. Deputados de 12 partidos, não apenas dos de esquerda, foram pedir para Toffoli revogar a ordem da juíza, claramente autoritária, ilegal, vingativa e desumana.
Toffoli os atendeu de imediato e afirmou que revogaria a determinação por liminar, o que só não ocorreu porque seu colega Alexandre de Moraes sugeriu levar a questão ao plenário.
A goleada que a juíza levou (10 a 1) foi histórica. Até os ministros mais lavajatistas, tais como Luiz Fux, Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin e Carmen Lúcia barraram a transferência.
Ou seja: a juíza conseguiu aumentar o apoio a Lula, tanto na área política como na jurídica, em vez de humilhá-lo e incriminá-lo, colocando-o ao lado de bandidos; deixou explícita a perseguição ao ex-presidente; e mais uma vez revelou o DNA autoritário da República da Curitiba.
Moro, que foi considerado inspirador da atitude da juíza saiu mais uma vez chamuscado. Mais uma vez não atuou como ministro da Justiça e sim como parte interessada em manter o ex-presidente preso e em não melindrar Bolsonaro, em vez de se manter à distância.
Talvez isso tenha a ver com a chegada do mês de setembro. É quando deverá começar a progressão de pena de Lula para o regime semi-aberto. Como não há condições de um ex-presidente da República se enquadrar nesse regime, ele deverá ir para casa.
Se é que até lá não for concluído o julgamento no STF da suspeição de Moro e consequente anulação do processo do tríplex.
É isso que Moro mais teme: perder o grande troféu da Lava Jato, o que deixaria bolsonaristas, a começar do próprio Bolsonaro, furiosos com ele, que seria responsabilizado.
Até a reeleição de Bolsonaro corre risco com Lula livre, leve e solto comandando a oposição.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247