Lula: o guerreiro da paz
A paz de Jesus, de Buda, de Chico Xavier, da Irmça Dulce com certeza não é esta "paz nacional" que (des) governa: escravizando, colonizando e imperando; esta PAX é aquela que precisará ser derrubada pelas mãos paladinas de um povo que tem como ganhador do prêmio Juca Pato, o ambientalista e historiador indígena Ailton Krenak e como ex- presidente: Lula
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O QUE SERIA PAZ?
Filosoficamente é uma virtude teologal.
Pelo menos a ética tomista assim define. E a pax? Do ponto de vista romano ela representa a ausência do conflito. Há diferença entre estes dois conceitos?
Parece que sim.
O entreguerras também (ao longo das temporalidades) se constituiu em momentos de "paz" que prepara e ensaia a próxima contenda. E, sem dúvida, vem alavancando em muito a mudança estrutural do mundo.
A paz que excede todo o entendimento vem de Deus, segundo o Código de Ética Cristã, que gerou (em parte) o nosso sistema de leis. Segundo alguns estudiosos, o monoteísmo histórico foi o marco pré-histórico da cidadania e dos Direitos humanos.
Desde que a filosofia nasceu na Grécia, a ética busca o caminho do equilíbrio."A virtude pode ser ensinada" disse Aristóteles. E seguimos em busca de um consenso entre a PAZ E A PAX...
As virtudes teologais, estão sendo apregoadas, elas nasceram da cristianização dos povos: fé, esperança, amor e paz. Como continuar exercitando tais virtudes? Ou será que elas nunca foram realmente tijolos de construção para tornar o nosso planeta: um "mundo habitável", ou seja, ético.
O cenário brasileiro propala fome, ódio, intolerância, corrupção, mentira, vilania, crueldade, racismo, segregação em nome da PAX. O governo se diz acima de todos,com um "deus" acima de tudo. Seria Jesus de Nazaré, este Deus do lema nacional?
Na transição do período republicano para o período imperial:Roma gozou de paz, que fora denominado de PAX ROMANA; no entanto tal período foi marcado por inúmeros assassinatos de senadores, muitas rebeliões provinciais, e de escravos, que abalaram o fim da República.
Foram aparentes 57 milhões de votos, em 2018. Votos que garantiram a instalação de uma almejada PAX BRASILEIRA. De lá até os dias de hoje: Já contamos com 14 milhões de desempregados, a economia está engessada, os direitos trabalhistas praticamente inexistem, a conjuntura política se torna cada vez mais reacionária e o meio ambiente se esfacela... Onde está a Paz?
A PAZ está entrincheirada, ela não tem paz, pois a fome e a injustiça ferem de morte aqueles que ainda não pereceram pelas mãos sedentas da COVID-19, que já é quase COVID-21. Há um holocausto sim, e mesmo aqueles que biologicamente não possuem a visão: vislumbram.
A PAZ de JESUS, DE BUDA, de CHICO XAVIER, DE GANDHI, DA IRMÃ DULCE, com certeza não é esta "PAX NACIONAL" que (des) governa: escravizando, colonizando e imperando; esta PAX é aquela que precisará ser derrubada pelas mãos paladinas de um povo que tem como ganhador do prêmio Juca Pato, o ambientalista e historiador indígena Ailton Krenak e como ex- presidente: Luiz Inácio Lula da Silva. O povo que nasceu de um intenso colonialismo/exploratório merece vencer pela PAZ interior. Aquela PAZ ... que se constitui em virtude, e nunca em interregno falseado de PAX.
#LeiaBrazilevireBrasil
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247