Lula Já!
Amanhã será lançada, em São Paulo, não apenas a chapa Lula-Alckmin, mas uma campanha muito semelhante à das Diretas Já de 1984

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia
Amanhã será lançada, em São Paulo, não apenas a chapa Lula-Alckmin, mas uma campanha muito semelhante à das Diretas Já de 1984.
Tanto naquela época, como em 2022, trata-se do confronto entre democracia e ditadura.
Tanto naquela época, como agora, engajam-se com Lula políticos de diversas tendências do espectro ideológico, mas que não suportam a ideia de uma ditadura de Bolsonaro.
Tanto naquela época, como agora, os artistas, em peso, estão engajados com Lula.
Não há como não perceber paralelos:
1984: Diretas Já!
2022: Lula Já!
“Lula Já!” significa trabalhar por uma vitória no primeiro turno. E por larga vantagem. De preferência, de goleada.
Vitória acachapante no primeiro turno anula qualquer possibilidade de melar eleições, de alegar fraude. De ameaça de golpe.
A presença de políticos de vários partidos de centro-direita no evento de amanhã, mostra que a aliança PT-PSB pode ser ampliada nos próximos meses.
Antigos críticos de Lula, como o ex-governador João Doria, já acenam apoio a ele no segundo turno; o tempo e circunstâncias como o crescimento de Bolsonaro nas pesquisas poderá levá-lo a antecipar o gesto para o primeiro. É mais seguro garantir assim a derrota de Bolsonaro.
Vitória de Lula, Doria sabe disso, significa que em 2026 haverá novas eleições diretas e livres; não se pode dizer o mesmo de uma vitória - Deus nos livre - de Bolsonaro.
Desta vez o ex-governador de São Paulo não tem apoio popular, mas poderá tentar de novo em 2026.
Essa é a beleza da democracia.
Os verdadeiros democratas, de direita ou de esquerda, não devem deixar para o segundo turno o que podem fazer no primeiro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247