Lula decide manter Daniela Carneiro, por enquanto, para não ceder à chantagem do União Brasil

Ainda que, mais à frente, outra decisão possa ser tomada, o presidente resolver manter Daniela num gesto inequívoco de gratidão

Presisente Lula, Daniela Carneiro e Waguinho
Presisente Lula, Daniela Carneiro e Waguinho (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Apesar da pressão do União Brasil e da orientação do ministro Alexandre Padilha para que a substituição fosse concretizada, o presidente Lula resolveu manter, por enquanto, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, no cargo.

O encontro de Lula com Daniela e Waguinho, acompanhado por Padilha, foi marcado pela emoção. O presidente abraçou demoradamente a ministra e cumprimentou emocionado o prefeito, numa vigorosa manifestação de afeto. O ato foi interpretado como reconhecimento ao apoio  de ambos na campanha eleitoral em Belford Roxo, onde Waguinho e Daniela lideraram enormes manifestações públicas a favor do então candidato petista.

continua após o anúncio

Se Lula se portou com emoção, Padilha agiu como pragmático no encontro, fazendo intervenções objetivas sobre a importância dos votos do União para a construção de maioria na Câmara. Com meneios de cabeça, Lula assentia mas não a ponto de decidir sobre a  demissão imediata da deputada para dar lugar ao bolsonarista Celso Sabino, tal como exigido por Bivar e Rueda.

Ainda que, mais à frente, outra decisão possa ser tomada, o presidente resolver manter Daniela num gesto inequívoco de gratidão.

continua após o anúncio

Ficou acertado que o prefeito Waguinho vai se reservar a uma espécie de silêncio obsequioso para não agravar o clima. Nos últimos dias, ele concedera várias entrevistas com críticas a Celso Sabino e à atuação de Padilha na articulação política.

O movimento agressivo do União Brasil, próximo à chantagem (“Ou tira ou 50 deputados vão para oposição”), desagradou ao presidente. A demissão de Daniela no momento mais intenso da pressão confirmaria a imagem de que o governo não teria capacidade de resistir aos gritos vorazes do clientelismo parlamentar. E Lula quer deixar claro que não se submete a este jogo despudorado de barganha.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247