Laudir de Oliveira fez a passagem, encantou-se

Guimarães Rosa dizia que as pessoas não morriam, encantavam-se. Laudir de Oliveira, grande músico, grande amigo, dono de uma paz das maiores, se encantou em 17 de setembro. Laudir foi percussionista do maestro Moacir Santos, Sérgio Mendes e depois do Chicago, banda americana que imperou na música mundial nos anos 60 e 70



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Laudir, presente!

Guimarães Rosa dizia que as pessoas não morriam, encantavam-se. Laudir de Oliveira, grande músico, grande amigo, dono de uma paz das maiores, se encantou em 17 de setembro. Amigo meu como poucos, Laudir estava preparando comigo o livro que contava a sua história de mais de 60 anos na música.

Laudir foi percussionista do maestro Moacir Santos, Sérgio Mendes e depois do Chicago, banda americana que imperou na música mundial nos anos 60 e 70. Neste grupo, Laudir tocou durante nove anos. E tocou também com Joe Cocker, Michael Jackson, Chick Corea, Wainer Shorter Carlos Santana entre muitos outros. No Brasil, o grande percussionista foi fundador do som Imaginário, de Milton Nascimento, ao lado e Wagner Tiso, Robertinho Silva e Zé Rodrix. O músico tocou muito tempo com Paulo Moura, pessoa a quem devotava imenso carinho.

continua após o anúncio

Carinho era uma palavra que acompanhava Laudir onde fosse. Do Brasil tocou e gravou com Gilberto Gil, Bethânia, Gal costa, Hermeto Paschoal, Marcos Valle, entre muitos outros. Foram mais de 150 discos em que Laudir gravou.

No preparo do livro de sua vida, o mais difícil tem sido separar as centenas de fotos do grande músico pelo mundo. Laudir que saiu de Ramos para a Europa aos 20 anos com o grupo de dança afro de Mercedes Batista, depois viajou pelo mundo com o grupo Brasiliana até baixar âncoras em Los Angeles em 1969, saindo dos Estados Unidos para o Brasil, definitivamente, somente 1989.

continua após o anúncio

Laudir estava na ativa, tocando com vários grupos até hoje e no projeto Percussão na Maré, ao lado do cantor angolano Abel duerê e do baterista Guto Goffi. Tocava ainda com o grupo Urca Bossa Jazz, de Wagner Cinelli, e com o gaitista Jefferson Gonçalves. Até se encantar num domingo de sol, em Olaria, na divisa de sua Ramosa, onde nasceu e viveu muito tempo ao lado do mestre Pixinguinha. Laudir de Oliveira, presente! Para continuar o seu legado, o nosso amigo tem aqui os filhos Christian, Angela e três netos, que moram em Los Angeles. Em Ramos, a sua musa Odete, que este ao seu lado nos últimos 25 anos estará ao lado de todos para cultuá-lo.

Laudir, os outros encantados como Pixinguinha e seus grandes amigos como Otávio Castro Neves e Paulo Moura já estão recebendo você de braços abertos. Você sempre estará tocando tumbadoras em nossos corações.

continua após o anúncio

Laudir se encantou tocando na tarde de domingo no Rio de Janeiro. Estava homenageando o amigo Paulo Moura quando sofreu um infarto fulminante. Aqui, texto do pandeirista Jovi Joviniano, descrevendo o momento em que Laudir se encantou:

Amigos venho dar a lamentável notícia, o nosso amigo companheiro o percussionista Laudir de Oliveira fez a sua passagem, virou luz.

continua após o anúncio

Estávamos homenageando o Maestro Paulo Moura no Reduto Pixinguinha, ele estava tocando ao meu lado fez um solo espetacular na música Fibra do Paulo Moura e depois começamos a tocar Ternura de Cachimbinho, ele estava tocando lindamente seu ganzá e partiu a tomada foi desligada e ele foi embora.

Uma salva de palmas para Laudir Oliveira.

continua após o anúncio

Obrigado todo amor toda gratidão!

Amigos para sempre!

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247