Ipsos: maioria quer eleição em outubro e 79% não confiam em nenhum partido
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Na semana que antecedeu o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Pesquisa do Instituto Ipsos constatou que 70% dos entrevistados preferiam uma nova eleição presidencial em outubro.
O Ipsos também apurou que há uma insatisfação generalizada entre os brasileiros com a classe política e os partidos: 79% dos entrevistados não se sentem representados por nenhum dos 35 partidos atuantes no país hoje.
Um dos fatores que explica a insatisfação é a falta de propostas, indica a pesquisa: a maioria (78%) acredita que os partidos não têm causas definidas e 86% afirmam que falta no Brasil um político confiável. Foram realizadas 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Quando o assunto é corrupção, a maioria acredita que é possível governar sem desonestidade (83%), mas pouquíssimos acreditam que isso um dia acontecerá no Brasil. Para 80% dos entrevistados o problema irá sempre afligir o Brasil.
Para a maioria dos entrevistados (61%), a causa da corrupção está na escolha dos eleitores, que elegem políticos corruptos. Outros 36% discordam da afirmativa. A pesquisa também indica que o bordão “rouba, mas faz” tem apoio de minoria da população: um quarto dos pesquisados concorda com a afirmativa. O percentual dos que discordam é de 69%.
De acordo com a pesquisa Ipsos, 61% dos entrevistados afirmam que sentem orgulho de ser brasileiro. Desses, 34% dizem sentir muito orgulho. O Nordeste é a região onde há mais pesquisados com esse sentimento: 79% sentem orgulho e metade sente muito orgulho. A região com menor percentual nesse quesito é o Sul, onde apenas 49% dos entrevistados afirmaram orgulhar-se de sua nacionalidade.
Em contrapartida, um quinto dos entrevistados afirmaram sentir vergonha de ser brasileiro, enquanto 16% disseram não se orgulhar de sua nacionalidade. O Sul é onde o sentimento é mais acentuado (35% sentem vergonha), seguido pelo Norte (21% envergonham-se de ser brasileiro).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247