Inimigos de Lula restauram a velha central de boatos

Se o desespero dos inimigos do ex-presidente chegar a um ponto insustentável, diante da sua crescente popularidade mesmo acossado por uma sistemática campanha midiática, e o juiz Moro decretar a sua prisão, o ex-torneiro mecânico será transformado em mártir e o país incendiado pela revolta popular

Ex-pres Lula durante reunião com lideranças da região sul de São Paulo. Foto Ricardo Stuckert
Ex-pres Lula durante reunião com lideranças da região sul de São Paulo. Foto Ricardo Stuckert (Foto: Ribamar Fonseca)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quando se candidatou pela primeira vez à Presidência da República, em 1989, disputando o cargo com o "caçador de marajás" Fernando Collor, o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva foi prejudicado por uma central de boatos que, atuando com eficiência, espalhou mentiras cabeludas sobre ele. A mentira mais absurda – e que foi decisiva para subtrair-lhe os votos – informava ter ele declarado que, se eleito, mudaria a cor da bandeira brasileira para vermelha. Muita gente, inclusive pessoas instruídas mas que não usam a massa cinzenta para pensar, acreditou e se indignou. Se usassem o cérebro para raciocinar certamente teriam percebido, logo de cara, que tudo não passava de uma deslavada mentira com o objetivo de tirar votos do "sapo barbudo".

Primeiro, porque qualquer candidato, por mais imbecil que seja, jamais revelará seus projetos impopulares antes de eleito, como fez o ex-presidente Fernando Henrique, que só revelou sua disposição de permanecer no governo por mais quatro anos, mediante a emenda da reeleição, depois de empossado. Segundo, porque os símbolos nacionais, como a bandeira, são intocáveis, garantidos por dispositivos pétreos da Constituição. Mesmo se pudessem ser alterados não o seriam por um ato isolado do Presidente da República, mas mediante decisão do Congresso Nacional, onde certamente não seria aprovado. Só os tolos, portanto, ou imbecis poderiam acreditar que Lula pretenderia mudar a cor da nossa bandeira para vermelha. Na época, porém, por conta dessa imbecilidade, o líder petista perdeu a eleição.

Talvez animados pelo sucesso daquela central de boatos, numa época em que não havia internet, os adversários de Lula resolveram reeditar agora aquela mentira absurda, convencidos talvez de que poderão com isso impedir o ex-torneiro mecânico de voltar para o Palácio do Planalto. Certamente acreditam que agora, com a utilização das redes sociais que foram decisivas para a mobilização das ruas em favor do impeachment de Dilma, será mais fácil convencer os bobalhões que aceitam sem questionar tudo o que é veiculado na internet. Afinal, continuam vivos e ativos os grupos mercenários que, a soldo entre outros dos tucanos, deram uma grande contribuição, através das redes sociais, para a destituição de Dilma, induzindo os abestados a vestir amarelo e a espancar panelas nas varandas gourmês.

continua após o anúncio

Um site denominado "News Atual" acaba de divulgar a nova mentira, dizendo que Lula teria afirmado que, se ganhar as eleições em 2018, mudaria o nome do Brasil para "Cubazuela", uma fusão de Cuba com Venezuela, e novamente a cor da bandeira brasileira para vermelha. Só um anencéfalo para acreditar nisso. A denúncia sobre a mentira do site foi feita por Renato Rovai, na revista Forum, depois de rastrear a origem da noticia já disseminada nas redes sociais. Como as redes estão cheias de rola-bostas, aqueles que compartilham esse tipo de informação, não é difícil que a esta altura já tenha gente descerebrada indignada com o ex-presidente. E à proporção que se aproximar o pleito presidencial as mentiras serão intensificadas, porque os adversários do líder petista, que estão utilizando todos os meios possíveis para elimina-lo da vida pública, inclusive a Justiça, não descansarão enquanto não atingirem o objetivo.

A operação Lava-Jato, por exemplo, um dos braços dos inimigos de Lula para tirá-lo do páreo sucessório, também não parece disposta a parar a caçada ao ex-presidente operário. Depois da condenação sem provas no caso do tríplex do Guarujá, vem agora a história do sitio de Atibaia, nos mesmos moldes, e já existem pelo menos mais três processos na agulha. O juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava-Jato provavelmente estão convencidos de que pegarão o líder petista em algum deles, mesmo sem nada que possa justificar a sua condenação e muito menos a sua prisão. Ninguém deve se surpreender, no entanto, se em breve o magistrado de Curitiba decretar a prisão de Lula, por uma razão muito simples: ele está crescendo nas pesquisas de intenção de votos, tem sido mais duro nas críticas aos seus perseguidores e vai percorrer o Nordeste dando o seu recado. Como consequência, o PT também está voltando a crescer e assombrando os seus adversários.

continua após o anúncio

Só tem um detalhe: se o desespero dos inimigos do ex-presidente chegar a um ponto insustentável, diante da sua crescente popularidade mesmo acossado por uma sistemática campanha midiática, e o juiz Moro decretar a sua prisão, o ex-torneiro mecânico será transformado em mártir e o pais incendiado pela revolta popular. Será que o comandante da Lava-Jato terá coragem para acender o estopim? Ele assumirá a responsabilidade pelas vítimas dos inevitáveis conflitos? É preciso notar que o povo brasileiro, antes ordeiro, já começa a se manifestar de maneira mais contundente para dizer do seu descontentamento. A hostilidade de pessoas do povo a deputados que votaram a favor de Temer e a ovada em Dória, em Salvador, são exemplos de que a paciência começa a se esgotar. É preciso impedir que a violência exploda no país, pois as suas consequências são imprevisíveis. Afinal, o povo quer mesmo é paz e o direito de escolher seus governantes, com a restauração plena de nossa democracia. Simples assim.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247