Impeachment pode dar em Lula vs. Ciro no segundo turno
"A tendência é que Lula aumente ainda mais a sua vantagem na liderança, Ciro, que aparece em terceiro, suba para o segundo, e Doria, que está em quarto, vá para o terceiro", escreve o jornalista Alex Solnik
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik
O governador paulista não disfarça sua ansiedade em ver Bolsonaro fora do Planalto.
Virou o maior entusiasta do impeachment.
Óbvio que isso é bom. Os brasileiros agradecem. Depois de ajudar a combater um vírus, ajuda a combater o outro. Sem vírus e sem Bolsonaro será um outro Brasil.
Mas também é óbvio que Doria está de olho no espólio eleitoral do ex-aliado, não por ser ex-aliado, mas por ser tucano.
Bolsonaro foi eleito, em 2018, afinal, com os votos que Aécio teve em 2014. Se não disputar em 2022, seus eleitores poderão voltar ao ninho. Essa é a aposta de Doria.
Mas não dá pra contar com o ovo na galinha. A julgar pelo histórico das eleições, os eleitores do candidato que se retira costumam dividir-se entre vários, não migram para um só, e nem sempre respeitam o espectro ideológico.
Em 2018, quando Lula foi preso, boa parte de seus eleitores migrou para Bolsonaro. E o inverso pode acontecer se Bolsonaro ficar fora. Há uma parcela de eleitores que escolhe o candidato em razão de preferências ideológicas, mas a maioria vota no carisma, não na ideologia.
As intenções de voto que as atuais pesquisas dão a Bolsonaro, deverão migrar, mais ou menos igualmente, se ele ficar fora, para Ciro, Doria e Lula.
A tendência, portanto, é que Lula aumente ainda mais a sua vantagem na liderança, Ciro, que aparece em terceiro, suba para o segundo, e Doria, que está em quarto, vá para o terceiro.
Impeachment de Bolsonaro tende a dar Lula vs. Ciro no segundo turno.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247