Hoje é dia de esquecer Getúlio

"Não concordo com o endeusamento de Getúlio Vargas. No dia de seu suicídio, a imprensa costuma elevá-lo à condição de mártir. Mas foi um algoz da democracia. Um golpista. Ele não foi o "pai dos pobres", como querem seus admiradores, mas o "pai dos golpes". O golpe de 64 é um de seus filhotes. O de 2016 é outro", escreve Alex Solnik, 

Getúlio Vargas
Getúlio Vargas (Foto: Alex Solnik)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não concordo com o endeusamento de Getúlio Vargas.

No dia de seu suicídio, a imprensa costuma elevá-lo à condição de mártir. Mas foi um algoz da democracia. Um golpista.

Ele não foi o "pai dos pobres", como querem seus admiradores, mas o "pai dos golpes".

continua após o anúncio

O golpe de 64 é um de seus filhotes.

O de 2016 é outro.

continua após o anúncio

Por trás daquele sorriso maroto e cínico, por trás das marchinhas de encomenda compostas em sua homenagem escondeu-se uma personalidade pérfida e destrutiva que ensinou ao Brasil os golpes políticos, o cinismo e a tortura.

Não podemos esquecer que o que tem sido chamado de "Revolução de 30" foi um golpe civil-militar em que um presidente ainda no poder – Washington Luis - foi preso e o eleito, Júlio Prestes, impedido de assumir sob o mesmo pretexto usado por Aécio Neves em 2014: fraude eleitoral. Uma acusação fortuita e inverídica, já que Júlio Prestes tivera apoio em 17 estados e Getúlio em apenas três.

continua após o anúncio

Não podemos esquecer que depois de seu segundo golpe, o de 37, ele fechou o Congresso Nacional, liquidou os partidos políticos, queimou os livros de Jorge Amado e as bandeiras estaduais.

Foi um notório admirador de Hitler. Criou o DIP à imagem e semelhança do Ministério da Propaganda de Goebbels.

continua após o anúncio

Durante seu governo ilegítimo as bandeiras nazistas tremulavam no Rio de Janeiro e os desfiles dos nazistas tupiniquins tomavam as principais avenidas. Integralistas tiveram grande espaço em sua ditadura.

Ele só aderiu a Roosevelt ao perceber que Hitler perdia a guerra, mas, até então fez declarações favoráveis à invasão da Europa. E bajulava o maior assassino de todos os tempos enquanto milhões de pessoas morriam nos campos de concentração nazistas.

continua após o anúncio

Os que se opunham à sua ditadura eram castigados com as torturas mais cruéis de que se tem notícia. Por obra do DIP, cuja principal atividade, além de censurar jornais, livros e filmes como "O grande ditador" foi cultuar a sua imagem.

Em quase todas as cidades do Brasil há uma avenida com seu nome, menos em São Paulo, que se rebelou contra seus desmandos.

continua após o anúncio

Graças a ele o nazismo e o integralismo conquistaram seguidores entre os cariocas e seu exemplo mais explícito é o deputado Jair Bolsonaro, aquele que no dia do impeachment saudou o maior torturador da ditadura militar de 64.

Hoje não é dia de lembrar Getúlio Vargas. É dia de esquecê-lo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247