Hermanos param a Argentina e mostram o caminho

Que a greve geral argentina sirva de inspiração para os brasileiros. Greve geral nos golpistas! Fora Temer!

Que a greve geral argentina sirva de inspiração para os brasileiros. Greve geral nos golpistas! Fora Temer!
Que a greve geral argentina sirva de inspiração para os brasileiros. Greve geral nos golpistas! Fora Temer! (Foto: Bepe Damasco)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Buenos Aires, Córdoba, Rosário e todas as grandes cidades argentinas vivem nesta quinta-feira, 6 de abril, um clima de feriado. A greve geral no país platino é um sucesso. O "paro general", em língua espanhola, se alastrou até mesmo por municípios remotos de todas as províncias. 

Não funcionam trens, metrôs, ônibus, escolas e universidades, bancos e os voos comerciais. É grande também a adesão entre servidores públicos de todas as esferas de poder. Acuado, o presidente Maurício Macri apelou para a repressão.

Com gás de pimenta, gás lacrimogênio, jatos d'água e porrada a granel as forças de segurança tentam dissolver os piquetes de trabalhadores que interditam a Rodovia Pan-Americana, uma das principais da capital. 

continua após o anúncio

Escrevo ainda na manhã do dia da greve, sem tempo ainda para um balanço mais detalhado do movimento. Contudo, já dá para adiantar que seu êxito é inegável. Os principais dirigentes da CGT e demais centrais sindicais que organizaram o movimento, em entrevista, comemoram a paralisação e já falam dos próximos passos da luta.

Ressalvada a diferença de que Macri chegou à presidência pelo voto direito dos argentinos, vencendo a eleição por estreitíssima margem contra o candidato kirchnerista Daniel Scioli, enquanto Temer se beneficiou de um golpe de estado para roubar a cadeira presidencial, os dois parecem irmãos siameses no que se refere à implantação de um ultraliberalismo tardio, regressivo socialmente ao extremo, entreguista e submisso aos interesses dos EUA.

continua após o anúncio

Lá como cá a pobreza aumenta de forma vertiginosa. Na Argentina já atinge 32% da população. 6,3% dos argentinos são considerados indigentes.

Lá como cá o poder de compra dos salários não para de cair. No Brasil, nos últimos 12 meses, a média salarial sofreu queda de 10%.

continua após o anúncio

Lá como cá a recessão paralisa a economista e fecha postos de trabalho. O PIB brasileiro recuou 3,5% em 2016, e o argentino 2,5%.

Lá como cá o desemprego castiga a classe trabalhadora. Segundo o IBGE, 13 milhões e 500 mil trabalhadores estão desempregados no Brasil. No pais vizinho, o índice atinge 9,3% da população economicamente ativa. O último levantamento feito no governo de Cristina Kirchner situava a taxa de desocupação em 5,9%.

continua após o anúncio

Lá como cá está em curso um processo lesa-pátria de desnacionalização da economia. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, promove um feirão de ativos e viola a soberania entregando as riquezas do pré-sal aos estrangeiros. Já o ministro da Fazenda de Macri, Alfonso Prat-Gay, pede desculpas aos capitalistas pelos "últimos anos" e ajoelha no milho para se penitenciar pela estatização da petroleira YFP, em 2012, antes controlada pela espanhola Repsol.

Lá como cá o sistema de justiça persegue ex-presidentes pelo mesmo motivo. A caçada que Lula enfrenta no Brasil está diretamente relacionada à certeza da Casa Grande de que no voto o ex-presidente é imbatível, como demonstram as pesquisas. E bastou saírem as primeiras sondagens sobre a sucessão de Macri apontando o favoritismo de Cristina, para providenciarem um processo por corrupção contra ela.

continua após o anúncio

Que a greve geral argentina sirva de inspiração para os brasileiros. Greve geral nos golpistas ! Fora Temer !

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247