Hegemonismo de setores do PT, patologia que precisa de tratamento

O PT não nasceu para ser censor de outros partidos, surgiu da decisão dos explorados de lutar contra um sistema econômico e político. Por isso tudo senhores hegemonistas mantenham a calma e tenham claro: o PCdoB não é o inimigo do PT, nem da candidatura de Lula, muito pelo contrário

Lula e Manuela D'Ávilla
Lula e Manuela D'Ávilla (Foto: Pedro Maciel)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A deputada estadual Manuela D'Ávila foi confirmada oficialmente como pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB e já dá mostras da importância de sua pré-candidatura. Ontem defendeu a candidatura do ex-presidente Lula e disse mais ainda, para ela, o juiz Sergio Moro condenou Lula sem "nenhuma prova" e que a eleição sem o Lula seria um episódio de agravamento da crise política.

Mas criticas surgiram, especialmente nas redes sociais (as redes sociais são um mundo interessante onde há conteúdos fundamentais, mas é possível encontrar muita bobagem por lá também e nos dois campos há verdades indissimuláveis).

Bem, bastou o PCdoB, partido político quase centenário, apresentar sua pré-candidata para que bobagens fossem arrevessadas nas redes sociais por setores doentes que creem na validade do hegemonismo do PT.

continua após o anúncio

Penso que essa gente adepta do hegemonismo é doente e o ele próprio [o hegemonismo] é uma patologia que precisa de tratamento.

O PT nasceu condições políticas e sociais únicas na história do Brasil e talvez em todo o mundo, mas essas condições não o autorizam a militantes ou próceres a desqualificar o PCdoB ou Manuela, nem a portar-se como se o PT tivesse preponderância sobre os demais.

continua após o anúncio

A certeza de que o PT é o guardião único do mapa e das armas que nos levarão ao socialismo é uma estupidez, é a negação da democracia popular e da dialética, é comportamento que revela soberba e um viés autoritário. Quem age assim é um estúpido da mesma cepa daqueles fanáticos que ignoram a verdade e afirmam suas convicções.

O PT é de fato o maior e mais importante partido de esquerda do país e um dos mais importantes do mundo, mas não tem supremacia sobre nenhum outro partido.

continua após o anúncio

O PT não tem superioridade sobre os demais partidos porque nasceu pela e para a democracia e por essa trilha atender a necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la, levando em conta que a mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas, qual seja: a democracia é uma conquista que, se constrói pelas suas mãos ou não virá, nem se manterá.

O PT nasceu das lutas sociais, após dura resistência democrática, nasceu da mobilização dos trabalhadores para lutar por melhores condições de vida para a população das cidades e dos campos.

continua após o anúncio

O PT nasceu do respeito à pluralidade e à diversidade.

O PT nasceu das lutas dos operários industriais, dos assalariados do comércio e dos serviços, funcionários públicos, moradores da periferia, trabalhadores autônomos, camponeses, trabalhadores rurais, mulheres, negros, estudantes, índios e outros setores explorados pudessem se organizar para defender seus interesses, para exigir melhores salários, melhores condições de trabalho, para reclamar o atendimento dos serviços nos bairros e para comprovar a união de que são capazes.

continua após o anúncio

O PT não nasceu para ser censor de outros partidos, surgiu da decisão dos explorados de lutar contra um sistema econômico e político.

Por isso tudo senhores hegemonistas mantenham a calma e tenham claro: o PCdoB não é o inimigo do PT, nem da candidatura de Lula, muito pelo contrário.

continua após o anúncio

A pré-candidatura do PCdoB cumpre um papel tático essencial nesse momento e seus quadros haverão de compor o próximo governo progressista, tendo Lula como Presidente do Brasil.

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247