Folha também enxerga logo de Temer como cópia da Bandeira Nacional, mas não diz que é crime



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Blog Propagando foi o primeiro veículo que chamou a atenção para a cópia da logo do governo Temer à Bandeira Nacional brasileira. Reveja aqui.

image

Quase uma semana depois, o Jornalão Folha de S. Paulo publicou uma belíssima matéria sobre o assunto, aprofundando mais sobre os detalhes, que o publicitário Elsinho Mouco “autor da obra”, pensou que passaria despercebido. Confira aqui

continua após o anúncio

Porém quatro coisas chamaram a nossa atenção nessa matéria:

1°- Sobre a criação e possível  doação da logomarca (avaliada em R$ 100 mil pela agência de Mouco), que produziu o material sem licitação para o governo.  

continua após o anúncio

2°- Nenhum parágrafo versa sobre o crime de contravenção, penalidades ou a utilização indevida desse Símbolo Nacional conforme a  LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.  

3°- A matéria foi divulgada na íntegra e depois alguns trechos, principalmente os que falavam sobre retrocesso, repressão e ditadura militar, foram suprimidos. 

continua após o anúncio

4°- Por que depois que publicaram, tiraram-na do ar por algumas horas e depois republicaram sem as partes importantes e originais? Será que houve uma espécie de aos censura aos repórteres Paula Reverbel e o outro repórter que tiraram o nome?

Na verdade, houve uma mudança editorial radical e inexplicável na matéria, que alterou consideravelmente o seu conteúdo, minimizando as colocações, que a priori foram num tom de crítica, denúncia e desagravo.  

continua após o anúncio

image

Essa foi a bandeira (foto) que Mouco copiou descaradamente para “construir” a imagem do velho-novo governo Temer. Um Símbolo Nacional dos 60, algo muito apropriado para ilustrar a imagem de um mandato imposto - Um governo retrógrado e ultrapassado. 

continua após o anúncio

Se a folha não falou, nós vamos falar do crime cometido e quais são as penalidades. 

CAPÍTULO V 

continua após o anúncio

Do respeito devido à Bandeira Nacional e ao Hino Nacional 

Art. 31. São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:

continua após o anúncio

I - Apresentá-la em mau estado de conservação.

II - Mudar-lhe a forma, as côres, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições;

III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de bôca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;

IV - Reproduzí-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.

Art. 32. As Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar.

Art. 33. Nenhuma bandeira de outra nação pode ser usada no País sem que esteja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de realce, a Bandeira Nacional, salvo nas sedes das representações diplomáticas ou consulares.

Art. 34. É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno; igualmente não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.

CAPÍTULO VI

Das Penalidades

Art. 35 - A violação de qualquer disposição desta Lei, excluídos os casos previstos no art. 44 do Decreto-lei nº 898, de 29 de setembro de 1969, é considerada contravenção, sujeito o infrator à pena de multa de uma a quatro vezes o maior valor de referência vigente no País, elevada ao dobro nos casos de reincidência. (Redação dada pela Lei nº 6.913, de 1981).

Art. 36 - O processo das infrações a que alude o artigo anterior obedecerá ao rito previsto para as contravenções penais em geral. (Redação dada pela Lei nº 6.913, de 1981).

Portanto, Temer cometeu crime por mudar as formas, cores e proporções… usá-la como roupagem (símbolo) do seu governo. 

O blog encontrou uma matéria interessante do dia 21/ 01/2011 da Folha numa coluna intitulada: PARA ENTENDER DIREITO, que diz:

“Você já reparou que você sempre vê os mesmos símbolos fazendo referência ao estado brasileiro? Sempre a bandeira nacional, sempre o verde e amarelo, sempre aquela estrela de cinco pontos com o cruzeiro do sul dentro e uma espada em pé atrás. Você já se perguntou de onde eles vêm?” Veja a íntegra aqui.

O blog questiona uma atitude legal dos advogados, juristas, políticos,etc… da oposição e das autoridades judiciais brasileiras, que até o momento estão calados, fazendo cara de paisagem, como se nada tivesse acontecido. O Presidente Temer cometeu um crime previsto na Constituição brasileira vigente e tem de responder por isso.Claro! 

 A lei só vale pra uns e não mais para todos? Será que o Constitucionalista Michel não aprendeu isso na academia ou até em suas titulações? 

O sistema judiciário brasileiro só é célere e eficaz contra Petistas e simpatizantes? Onde estão os Ministros do STF, será que ainda sonhando com a nova-velha república e a salvação emergente da Pátria?

Veja aqui o que o marqueteiro do PMDB disse sobre a polêmica marca que criou.

Solamente!!! 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247