Faltou a voz de emocionar até as pedras do Largo de São Francisco

"Um texto importante como esse, assinado por quase 1 milhão de pessoas, tinha que ser transmitido ao país por uma voz potente, tonitruante", diz Alex Solnik

Ato pela democracia na Faculdade de Direito da USP
Ato pela democracia na Faculdade de Direito da USP (Foto: Paulo Pinto)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik 

A carta de 1977 foi lida pelo próprio autor, o imponente Goffredo da Silva Telles Jr.. Poucos dominavam a arte da escrita e da oratória como ele. Texto inspirado, lapidado por várias semanas, irrepreensível; gestos, entonação e ritmo de um grande ator de tragédias gregas, como Paulo Autran. O texto, a voz e as expressões do rosto estão na memória dos brasileiros, quarenta e cinco anos depois.

continua após o anúncio

Os organizadores do evento de hoje optaram por dividir a leitura entre quatro pessoas, uma leitura coletiva, seguindo a tendência da nossa época. Três professoras e um veterano da carta de 77. 

Não sei se foi a melhor escolha. Acho que não. Nada contra algum deles, tudo a favor, cumpriram a sua tarefa.O problema é que não têm talento de orador. Foram mal escolhidos. 

continua após o anúncio

Da turma de 77, o mais indicado seria José Carlos Dias, que ficou encarregado de ler a carta da Fiesp, no Salão Nobre da faculdade, em vez da carta-mãe. A pegada dele lembra muito a de Goffredo.

Uma boa solução caseira teria sido o pai da ideia, o diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que antes da leitura empolgou a plateia com um discurso de improviso, curto e grosso. 

continua após o anúncio

Um texto importante como esse, assinado por quase 1 milhão de pessoas até aqui, tinha que ser transmitido ao país por uma voz potente, tonitruante, capaz de calar o Maracanã em dia de Fla-Flu e emocionar até as pedras do Largo de São Francisco. 

E por um rosto muito popular, reconhecido até por aqueles que não veem telejornais, só novelas. Para ficar na memória dos brasileiros por todo o sempre. Um grande ator, uma grande atriz, cantor, cantora. 

continua após o anúncio

Há uma lista enorme, encabeçada por Fernanda Montenegro, Juca de Oliveira, Wagner Moura, Seu Jorge, Maria Bethânia, com sua voz grave e aveludada. Tantos mais. 

Os artistas, que levaram multidões às ruas nas Diretas Já, gravaram um belo clipe, é verdade, mas fizeram falta, ao menos para mim, no ato principal, a leitura da carta no pátio histórico da São Francisco.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247