Estão tirando uma casquinha do Pirata!

A história dele se confunde com a de muitos outros brasileiros que vivem nas ruas. Antônio Carlos da Silva ou "Pirata da Litorânea" ficou conhecido mundialmente na última quarta



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A história dele se confunde com a de muitos outros brasileiros que vivem nas ruas. Antônio Carlos da Silva ou "Pirata da Litorânea" ficou conhecido mundialmente na última quarta (12), que o diga o apresentador de TV Luciano Huck. O motivo? Seu carro-casa fora guinchado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (MA), a pedido do Ministério Público maranhense.

Ele saiu da Paraíba, percorreu o Nordeste e, passando em Porto de Galinhas (PE) no ano de 2009, comprou o seu "companheiro", um velho fusca ano 83. Após indas e vindas por esse agreste brasileiro, ele escolheu São Luís para sobreviver. Em 2011, o "Pirata" estacionou na avenida litorânea e lá permanece até hoje. Após a ação da SMTT, uma enorme campanha inundou as redes sociais e blogosfera, pedindo ajuda ao "dono do Caldeirão", Luciano Huck, para o tal " Pirata da Litorânea".

Na contramão, houve os que criticaram a campanha, como um promotor de Justiça e autor da ação - que culminou com a apreensão do veículo -, que disse numa entrevista: "Quem está com pena, que ceda um quarto. É só me dar o endereço que eu consigo uma autorização para colocar aquela carcaça na calçada do cidadão e, ainda, uma autorização para que o 'pirata' use seu banheiro".

continua após o anúncio

Essa declaração causou forte indignação nas redes sociais. Tamanha foi a repercussão a favor do "Pirata", que a Prefeitura de São Luís resolveu se "retratar" e... pasmem, anunciou em nota oficial que vai incluí-lo em programas sociais e habitacionais. Fez mais ainda, divulgou que vai providenciar um ateliê náutico que ficará como atrativo turístico do local.

Pois bem, depois disso: políticos, empresários, ativistas, enfim, todo mundo quer tirar uma casquinha do "Pirata". Teve até quem prometesse um apartamento no programa "Minha Casa, Minha Vida" do governo federal e alvo das manifestações dessa semana na "ilha do amor".

continua após o anúncio

Agora o paraibano Antonio Carlos da Silva, o "Pirata da Litorânea", que ganhou esse apelido porque se veste de "Jack Sparrow" (personagem principal da saga "Piratas do Caribe") na orla de São Luís virou celebridade, muitos o admiram desde criancinha.

São dezenas de posts, fotos, mensagens e as pessoas, por mais bem intencionadas que estejam, não "desgrudam" mais do velho "Pirata". Uma cena inusitada, para quem vivia há 3 anos na rua, sobrevivendo de pequenas apresentações, e que muitas vezes não recebia nem um bom dia, dos abastados que passavam correndo atleticamente ao seu lado todos os dias.

continua após o anúncio

Como diria meu avô Norberto Castro da Fonseca, que já se encontra no andar de cima:

"Maranhense quer ser carro", porque ao invés de andar na calçada, eles preferem se arriscar nas ruas competindo com os veículos. Você deve estar se perguntando: O que tem a ver com isso? Simples, é que nesse caso especificamente, querem ser mais que isso; são os "Piratas da mídia", e desejam pegar carona na fama relâmpago do velho "Pirata", que mora ou morava, agora nem sei mais, num oxidado Fusca 83.

continua após o anúncio

Que o Deus maior retire os tapa-olhos de muita gente. Principalmente dos "Piratas da política", para que ajudem de fato, os outros milhões de "Piratas das Ruas" nesse imenso Brasil.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247