Equal Times destaca o desmonte da EBC
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
A investida do Governo Temer contra a EBC e os princípios da comunicação pública foi um dos destaques desta segunda-feira no jornal eletrônico Equal Times, editado em inglês, francês e espanhol pela Confederação Sindical Internacional (ITUC), sediada em Bruxelas.
Depois de recapitular a novela da destituição de Ricardo Melo da presidência da empresa, apesar de seu mandato garantido em lei, impedida por liminar do STF, Equal Times chega à medida provisória 477, editada por Temer para garantir a remoção de Melo, com a extinção do mandato e de outros mecanismos institucionais, e a posse definitiva de seu indicado Laerte Rímoli.
Tendo ouvido Jonas Valente, presidente do sindicato dos jornalista do Distrito Federal, e Rita Freire, presidente do Conselho Curador extinto pela MP 477, a publicação conclui que, com as alterações na lei de criação da EBC, o Governo Temer privou a EBC dos instrumentos essenciais para sua caracterização como empresa de comunicação pública. Não tendo mais Conselho Curador representativo da sociedade, não havendo o mandato garantidor da independência do presidente, e podendo o presidente da República nomear todos os dirigentes da EBC, a empresa e seus canais tornaram-se meros instrumentos da comunicação governamental. A publicação recorda que a Constituição brasileira previu a criação de um sistema público de comunicação para garantir o equilíbrio com as mídias privadas e estatais.
Confira aqui a publicação.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247