E a "retomada" também é uma fake news

"O número de brasileiros endividados chegou ao maior nível desde 2010: percentual de famílias com dívidas aumentou e alcançou 65,5% da população", escreve o deputado federal Rogério Correia

(Foto: Marcos Corrêa/PR | USP Imagens)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Jair Bolsonaro até que tenta, tenta, tenta... Mas a realidade insiste em desmenti-lo diariamente, conferindo ao presidente da República o status de maior mentiroso vivo do país. É o caso da tal “retomada econômica”, cantada em verso e prosa pelo governo e incrivelmente ecoada por alguns segmentos da mídia corporativa.

Hoje, quinta 9 de janeiro, dois novos dados colhidos da economia real desmentem a fake news da “retomada”. O número de brasileiros endividados chegou ao maior nível desde 2010: percentual de famílias com dívidas aumentou e alcançou 65,5% da população, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC, que, diga-se, apoiou com entusiasmo Bolsonaro nas eleições, com direito a cartinha de dirigente pedindo voto).

continua após o anúncio

A outra informação econômica importante é do IBGE: a produção industrial recuou 1,2% em novembro. Para ter uma ideia do tamanho desse tombo, ele anula parte considerável da expansão que vinha sendo acumulada entre agosto e outubro. Foi a queda mais forte da indústria desde 2015. Esquisito não? Para quem dizia que a economia vinha bombando de tão forte...

Como eu já disse em ocasiões anteriores, essa fake news de retomada econômica nos persegue desde Michel Temer. Com apoio dos grandes empresários e da mídia corporativa, Temer e Bolsonaro usavam – e usam – a boa e inocente esperança do povo para tirar-lhe direitos elementares. Foi assim na reforma trabalhista de Temer, que prometia entregar milhões de empregos, mas falhou rotundamente. Foi assim na reforma previdenciária de Bolsonaro, que também falava em expansão econômica, mas vem entregando apenas sofrimento. E, infelizmente, assim será enquanto a política econômica continuar obedecendo aos objetivos de Paulo Guedes e sua turma de amigos banqueiros.

continua após o anúncio

Bolsonaro não consegue deixar de mentir. É viciado nisso. Dos incêndios de Leonardo DiCaprio na Amazônia às mentiras agora quase diárias contra Lula (ele não tira Lula da cabeça...), temos um presidente da República incapaz de falar seriamente e com profundidade sobre qualquer assunto. É um tosco reconhecido e estranhamente orgulhoso disso. E, como se vê na economia, um ignorante que, ele sim, está jogando o Brasil no buraco!

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247