Diferença entre Brasil e Venezuela
"Uma das diferenças que explica a fortaleza da resistência antigolpista na Venezuela, se comparada com a ocorrida no Brasil, é a existência de uma direção revolucionária", diz o colunista Breno Altman. "Não tínhamos e não temos uma direção desse tipo no Brasil, com força de massa e capacidade de mobilização. Nem o PT nem quaisquer dos partidos de esquerda foram capazes de avançar nesse sentido. Tenho dúvida até que tentaram"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Uma das diferenças que explica a fortaleza da resistência antigolpista na Venezuela, se comparada com a ocorrida no Brasil, é a existência de uma direção revolucionária.
Parece jargão do século passado, mas não encontro termo melhor para definir uma vanguarda que, com seus erros e acertos, tem como central a questão do poder. Em outras palavras, a compreensão de que qualquer mudança fundamental na ordem econômica e social depende da classe trabalhadora ter hegemonia inquebrantável do Estado e da sociedade.
Não tínhamos e não temos uma direção desse tipo no Brasil, com força de massa e capacidade de mobilização. Nem o PT nem quaisquer dos partidos de esquerda foram capazes de avançar nesse sentido. Tenho dúvida até que tentaram.
Aqui tivemos projeto de governo relativamente bem estruturado, com seus problemas e virtudes, capaz de elevar de maneira formidável o nível de vida do povo, sob a liderança de um poderoso partido de massas e de um líder sem comparação, como é Lula.
Mas isso é muito diferente que construir uma direção capaz de enfrentar o golpismo, ainda que nas piores condições, e defender como perspectiva central a passagem do Estado para o poder popular.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247