Destino de estátuas envolve democracia

"O debate sobre o destino de estátuas e monumentos de nossas cidades pode ser uma oportunidade útil para fortalecer a democracia," escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia. "A condição é que se adote a regra de realizar plebiscitos que permitam à população ter a palavra final sobre seu destino".

Estátua ganha máscara para incentivar a população a se proteger
Estátua ganha máscara para incentivar a população a se proteger (Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A revisão do papel de personagens históricos é um exercício indispensável no esforço -- que deveria ser permanente -- de toda sociedade para compreender o passado  e projetar um futuro adequado a seus interesses e necessidades.

Vistos como presença quase natural na paisagem de uma cidade em determinada época, estátuas e monumentos estão longe de cumprir uma função apenas decorativa. Expressam valores e reafirmam ideias típicas de determinada época,  que podem se revelar perniciosos e até ofensivos ao longo do tempo.

continua após o anúncio

São Paulo é uma cidade com uma proliferação imensa de bandeirantes, protagonistas da colonização portuguesa, que oprimiu povos indígenas e abriu caminho à escravidão que trazia cativos da África.

Erguidas num período de afirmação política da elite paulista, sua exibição nos dias de hoje serve de homenagem a um anacronismo que não corresponde aos valores de uma sociedade democrática, que reconhece a busca pela igualdade e a prática da solidariedade como valores indispensáveis às sociedades humanas.

continua após o anúncio

Essas peças podem ser úteis  para estudo em museus, mas são perfeitamente dispensáveis em espaços públicos que servem de ponto de encontro de homens, mulheres e especialmente crianças que caminham em direção a um futuro. Podem encantar e também podem ofender e até humilhar.

Por isso, cabe a própria população decidir o que fazer com eles. Em qualquer caso, o essencial é afirmar que o povo é dono de sua memória e de seu destino.

continua após o anúncio

Alguma dúvida?

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247