Deputados do PT pedem afastamento de Nardes do TCU e a inclusão dele no inquérito sobre atos antidemocráticos

Segundo Jeferson Miola, "há também um pedido de apuração da conduta criminosa do ministro Augusto Nardes em outra frente de investigação"

Augusto Nardes
Augusto Nardes (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Jeferson Miola, para o 247

A deputada federal Reginete Bispo/PT-RS e o deputado federal e líder da bancada do PT na Câmara, Zeca Dirceu/PT-PR “protocolaram no Supremo Tribunal Federal/STF [29/3] notícia-crime contra o ministro do Tribunal de Contas da União/TCU, Augusto Nardes, que sugeriu um golpe das Forças Armadas contra o resultado da eleição que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

continua após o anúncio

Na ação, cuja íntegra está disponível aqui, os parlamentares pedem que Nardes seja investigado no Inquérito 4.874, do STF, que apura os atos antidemocráticos e pedem, também, o afastamento imediato “do Representado do cargo de Ministro do TCU por sua conduta antidemocrática e contra o Estado Democrático de Direito”.

Os parlamentares requerem, ainda, que sejam adotadas pelo STF as “medidas administrativas e civis pertinentes, em função das responsabilidades pelos crimes” nos quais o ministro do TCU teria incorrido.

continua após o anúncio

A notícia-crime menciona que, “por tais condutas, podem ser apontados indícios dos crimes de violação às Instituições Democráticas, Golpe de Estado e ao Processo Eleitoral, apologia ao crime, crime de responsabilidade e ainda improbidade administrativa, na condição do cargo exercido pelo Representado”.

Tais imputações estão previstas no artigo 20 do Decreto nº 592, de 6 de julho de 1992 [Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos]; nos artigos 286, 287, 359-L e 359-M do Código Penal; no artigo 11 da Lei 8.429 de 1992, de Improbidade Administrativa; bem como nos artigos 1º, 37 e 73 da Constituição Federal.

continua após o anúncio

Além desta notícia-crime dos parlamentares do PT, há também um pedido de apuração da conduta criminosa do ministro Augusto Nardes em outra frente de investigação.

Representação apresentada à Procuradoria da República em 23/3 requer que o órgão apure a eventual omissão do TCU no caso, que até aquela data, quatro meses após a divulgação do áudio com conteúdo criminoso [20/11/2022], ainda não havia instaurado procedimento formal para apurar os crimes cometidos pelo integrante daquele Tribunal.

continua após o anúncio

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247