Decisão do STF deu gás a Bolsonaro
"A decisão suprema favoreceu, como se esperava, o governo, cujo candidato único, Arthur Lira, larga com 135 votos garantidos do bloco que lidera, mais uns 40 votos do outro bloco do “centrão”, formado por PTB, PROS e PSL", escreve o jornalista Alex Solnik
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, para o "Jornalistas pela Democracia" - Foi só o STF dar sinal vermelho à reeleição de Maia para aparecerem “n” candidatos à sua vaga dentre seus aliados, que estavam unidos em torno dele.
O MDB quer emplacar Baleia Rossi.
O DEM – e Maia – defendem Elomar Nascimento.
O PSDB também quer lugar na janelinhga.
E por aí vai.
O grupo de Maia já se fragmentou, que era tudo o que Bolsonaro queria.
Será tarefa de gincana encontrar um nome que agrade aos aliados DEM, MDB e PSDB, que já estavam fechados com Maia se ele pudesse tentar a reeleição e à centro-esquerda – PT, PDT, PSB, PCdoB, PSOL, PV e Rede – que ele tentava atrair.
Somados, esses partidos têm 231 votos (137 da centro-esquerda e 94 da centro-direita), o que garantiria a vitória do candidato deles, se fosse um só.
Divididos em várias candidaturas, estão condenados à derrota.
A decisão suprema favoreceu, como se esperava, o governo, cujo candidato único, Arthur Lira, larga com 135 votos garantidos do bloco que lidera, mais uns 40 votos do outro bloco do “centrão”, formado por PTB, PROS e PSL.
Com 11 votos do PTB e 10 do PROS, Lira chega a 156, mas não terá mais de metade dos 41 do PSL, mesmo porque seu presidente, Luciano Bivar também já anuncia candidatura.
Além da vantagem numérica, Lira vai ter o reforço da máquina do governo para o que for preciso, o que vai desequilibrar o jogo a seu favor.
Mas o que vai fazer mesmo a diferença é que a oposição vai lançar vários candidatos e o governo, um só.
Ganhar a presidência da Câmara é fundamental para Bolsonaro turbinar sua reeleição.
E a recíproca é verdadeira.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247