Deboismo x radicalismo

(Foto: Tereza Cruvinel)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“Bem, estou preferindo o deboismo...”.

Fim de tarde na quinta-feira, Congresso já vazio, encontro os amigos David Emerich e Flavio Matos, da Secom/Senado. Eu e David comentávamos o rastilho de radicalismo e intolerância política que vem riscando o Brasil quando Flávio soltou a frase que me fisgou pela sonoridade. “Deboismo, o que é isso?”.

Flávio então discorreu sobre o que certamente muito gente já conhece: Deboísmo é um movimento que está crescendo na Internet, a partir de uma página lançada por dois jovens de Goiânia, que prega o “estar de boa” contra os que estão de bronca, os radicais engajados no “tretismo”. Carlos Abelardo e Laryssa de Freitas, descubro depois. As tretas são estes duelos que levam as pessoas a proferirem as mais ásperas palavras e ofensas em discussões políticas na rede. Mas o “deboismo” não prega a alienação política, adverte-me o Flávio. Os que aderem a este posicionamento podem ser pró ou contra o governo, podem ou não defender o impeachment. A diferença está na disposição para ouvir e respeitar o outro, para debater os problemas sem apriorismos, com um mínimo de racionalidade, incorporando informações para a formação de uma opinião intelectualmente honesta. É possível discutir política sem falar em armas, sem ameaçar arrancar a cabeça da Dilma, sem falar em coxinhas e petralhas e coisas afins.

continua após o anúncio

Digo ao Flavio que gostei desta coisa com sonoridade afrancesada e quero conferir. Depois fui conferir, achei a página (aqui). Realmente a proposta faz sucessão e já tem milhares de adeptos (o número muda a toda hora). Há um quê religioso no discurso, sinto uma leve evocação do desbunde dos anos 70, noto um certo bichogrilismo em alguns comentários mas nada disso suprime o fato de que muita gente está buscando é um pouco de paz, está querendo se relacionar, inclusive pela Internet, sem se estressar, muita gente está querendo chegar a alguma conclusão mas sem ser doutrinada por donos da verdade. Nas páginas do deboismo há vida mais saudável do que nas tretas sangrentas que habitam as redes e as listas de comentários dos blogs.

Ah... o deboismo tem o bicho-preguiça como símbolo, e o Ministério do Trabalho estrepou-se porque fez uma inserção nas redes identificando-se com o movimento que tem como mantra a expressão “de boas”.

continua após o anúncio

Achei que os protestos foram fracos no 7 de setembro. Pode ser que muita gente esteja começando a preferir ficar “de boas”. A natureza violenta e agressiva dos protestos também deve ter levado água virtual para o deboismo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247