De B dos BRICS a Sucupira

Não temos apenas um Odorico Paraguaçú de presidente, mas 25 em forma de ministros. O critério é a competência, não uma ideologia de gênero para compor um ministério, dizem os senhores empossados



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quem imaginou que o governo ilegítimo interino de Temer seria de um choque liberal e retrocessos conservadores com muito CEO e inteligência notavelmente conservadora, ou que poderia ser o governo que Lula supostamente gostaria que Dilma fizesse, calma. Isso vai ser legen (espera um pouquinho) dário!

Em pouco mais de 72 horas, quem habitava o País que era o gigante que teria acordado na propaganda do Johnny Walker, ultrapassado a economia inglesa, ter um programa social exportado para New York ou Japão, a quem Jim O'Neill não pôde ignorar ao propor o acrônimo BRIC como expressão das potências mundiais emergentes, foi parar direto em Sucupira, do irretocável cientista político Dias Gomes.

E que sorte! Não temos apenas um Odorico Paraguaçú de presidente, mas 25 em forma de ministros.

continua após o anúncio

O critério é a competência, não uma ideologia de gênero para compor um ministério, dizem os senhores empossados. Certo, vamos pensar prafrentemente, afinal "esta obra entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país".

A bem da verdade, somos, agora, governados por uma loja maçom: não entram mulheres. Êpa, convidaram a Gabi, mas ela negou. Imagina Gabi e seu glamour organizando o arraiá em Sucupira...só na cabeça da Marta, que rompeu com a corrupção para se abraçar com o vendedor de picadinho enlatado para a África.

continua após o anúncio

Mas, "Como diria o rei dos persas, Dario Peito de Aço, pra cada problemática tem uma solucionática": Marcela, a primeira-dama interina, bela, recatada e do golpe, assumiria a área social. O que é mais bonito do que uma esposa distribuindo cestas básicas, com aquele olhar cuidadoso, durante a seca no Nordeste? Oras, "Como é sabido de Vossas Senhoricências, infelizmentemente, temos aguardar que algum evento malditoloso, leve do seio da terra sucupirana, um de seus amadorosos filhos."

Mas que dá um a vergonha danada, dá. Imagina essa notícia sendo recebida nos states, onde nosso ex-presidente era chamado de "o cara" e o Brasil de "potência mundial, não regional". Logo lá onde, parece, vão eleger a primeira mulher presidenta (Mrs President).

continua após o anúncio

As primeiras medidas?

Auditoria nos programas sociais. "Vamos botar de lado os entretantos e partir para os finalmente".

continua após o anúncio

Pôr os velhinhos para labutarem."Como dizia o poeta Castro Alves: 'Bendito aquele que derrama água, água encanada, e manda o povo tomar banho'".

Desdesmarcar a terra dos índios e já construir a ponte para o futuro dos conflitos fundiários: "Se eleito nas próximas eleições, meu primeiro [Temer] ato como prefeito será o de cumprir o funéreo dever de mandar fazer o construimento do cemitério municipal."

continua após o anúncio

Colocar o BNDES para fazer projeto para privatização. Não basta dar o dinheiro para quem vai adquirir o que é público, ainda desenha o caminho. A ordem foi clara: "não fique aí com essa cara de seu-Malaquias-cadê-minha-farofa! Tome os providenciamentos necessários!". Embora, um banco lá no Infomoney tenha dito que tem é que tirar o dinheiro do Brasil e pôr num lugar estável...

E deu ontem na Vera Magalhães: "O centrão, grupo político que definiu o impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, já fala em retaliações ao governo Michel Temer caso ele indique para a liderança do governo na Casa um nome do DEM ou do PSDB. Se o Planalto insistir, os deputados prometem instituir a 'liderança da maioria' para concorrer com a do governo, enviando uma clara mensagem de fragilidade ao Executivo, que vende dias de tranquilidade nas votações de sua agenda econômica no Congresso". Foram fazer esta pataquada de reduzir ministério, ó no que dá...

continua após o anúncio

E aposto que ainda surge um coronel para propor o fim da urna eletrônica. Este ano não pode ter brincadeira, "Vai ter uma confabulância político-sigilista sobre as nossas candidaturas". E se é missão de fé passa a missão para o Cunha, fecha a CGU e nomeia o procurador que não teve apoio no Ministério Público.

Aliás, esta da CGU é de uma maldade... Os servidores nem terminaram de pagar o carro-som contra Dilma-e-leve-o-PT-junto e já tem que desembolsar propaganda contra a extinção do órgão.

continua após o anúncio

E assim tomou posse Temer, "prefeito desta cidade com as mãos limpas e o coração nu, despido estripitisicamente de qualquer ambição de glória".

Frases de Odorico Paraguaçu usadas neste artigo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247