Cruel mesóclise

Com respeito à soberania, essa miragem nacionalista démodé, submeter-lha-ei a quem de direito. Nossa diplomacia há de volver ao leito natural de país periférico

Brasília - Solenidade de transmissão de cargo ao novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, no Palácio Itamaraty (Valter Campanato/Agência Brasil)
Brasília - Solenidade de transmissão de cargo ao novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, no Palácio Itamaraty (Valter Campanato/Agência Brasil) (Foto: Marcelo Zero)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasileiros! (despiciendo o gênero das oriundas da costela de Adão)

Falar-lhes-ei do meu preclaro plano para restituir a ordem natural das cousas no Brasil.

Valer-me-ei, para tanto, das fulguradas lições de pensadores hodiernos, como Gustavo Corção, Plínio Salgado e São Tomás de Aquino.

continua após o anúncio

Meu magno fito, confessar-lhes-ei agora, é, junto com minha intimorata equipe de arianos provectos, restituir a ordem e o progresso à flâmula pátria.

Com respeito à soberania, essa miragem nacionalista démodé, submeter-lha-ei a quem de direito. Nossa diplomacia há de volver ao leito natural de país periférico. Ao Barão da Mooca, insigne e cordato sucessor do Barão do Rio Branco, encarregar-lhe-ei a altiva missão de deitar o país no leito de Procusto das cadeias internacionais de valor, retirando-o dos horríferos gravames da integração regional.

continua após o anúncio

No que tange ao pré-sal, vender-lho-ei a altruístas companhias multinacionais, as quais se encarregarão de livrar a exinanida Petrobras do fardo insustentável de centenas de bilhões de barris de petróleo. O futuro, assegurar-lho-ei no assente e previsível mercado internacional, não na veleidade ideológica da indústria nacional.

Àqueles que vicejam no banquete ocioso do Bolsa Família, lembrar-lhos-ei do doce e certeiro apotegma inscrito nos ordeiros campos de trabalho do mal compreendido Terceiro Reich: arbeit macht frei. Assim, livrar-lhos-ei dos grilhões estatais impostos por solertes bolivarianos. Soprar-lhes-ei os ares benfazejos da justa meritocracia do mercado de trabalho. Ser-me-ão, tenho certeza, eternamente penhorados por essa segunda Lei Áurea.

continua após o anúncio

Quanto aos investimentos em serviços públicos, sustentados por níveis escandinavos de dispêndio, que alimentam até as bocas alienígenas de esculápios marxistas, reduzir-lhos-ei implacavelmente mediante a medida, inédita no mundo, de congelar, sine die, as despesas primárias do governo.

Tal como meu percuciente ministro da Saúde, aconselhar-vos-ei a aderir a planos de saúde privados, que têm preços módicos e eficiência ratificada pelo PROCON e pela ANVISA.

continua após o anúncio

Aos anciãos, aconselhar-lhos-ei a lhana gentileza de não viverem demasiado, de modo a evitar gastos nímios e insustentáveis com aposentadorias e pensões, as quais serão de qualquer forma reduzidas, pois almejo desvinculá-las do salário mínimo, privilégio máximo que será assegurado apenas a quem labuta. Ser-lhes-ei eternamente reconhecido por este sumo gesto de desprendimento cívico.

Aos que dependem das benesses da educação pública, dirijo advertência paternal. Olvidar-se-ão de bolsas, empréstimos e subsídios, já que pretendo reduzi-los, a bem do futuro financeiro do Brasil. Acostumar-se-ão à lide  árdua para custear seus estudos, pois o futuro da educação, como de  todo o resto, jaz na privatização, forma eficiente de excluir gastos e pobres.

continua após o anúncio

Quero levar, no entanto, uma palavra lenitiva aos abnegados rentistas e ao sistema financeiro. Assegurar-lhes-ei magnânimos estipêndios pelos abnegativos empréstimos que fazem ao Estado.

À classe política dirijo gesto de conforto. Empenhar-me-ei para circunscrever molestas perquirições ao PT e outros partidos da sinistra, que serão bodes expiatórios de todos os malefícios do sistema de representação, de modo a que possamos continuar a conciliar com peitas, ouro e dádivas secretas, conforme é desejo da nossa liderança suíça. Afinal, foi com esta precípua finalidade que procedeu-se à derribada da mandatária eleita em pleito liso.

continua após o anúncio

Por derradeiro, contesto a inculpação vil de que preso estou no gelo do Cócito, mais precisamente na Judeca, a fazer companhia a Brutus, a Cássio e ao Iscariote.

Aos que lançam tal vilania, respondo singelamente, com plácida consciência, que fi-lo porque qui-lo. Sem mesóclise, mas com muita ênclise.

continua após o anúncio

Tenho dito.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247