Crise e violência no Brasil adiam assinatura de Acordo União Européia e Mercosul

A globalização como realidade inconstestável , nem por isso permite que haja livre comércio como advogam os politicos e mercado financeiro à Direita porque a proteção comercial de alguns países ainda é maior do que os acordos. Esta é a síntese de um cenário de obstáculos vivido por países como o Brasil e Portugal

 Porto de Paranaguá exportações contêiner  
 Porto de Paranaguá exportações contêiner   (Foto: Walter Santos)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A globalização como realidade inconstestável , nem por isso permite que haja livre comércio como advogam os politicos e mercado financeiro à Direita porque a proteção comercial de alguns Paises ainda é maior do que os acordos. Esta é a sintese de um cenário de obstáculos vivido por paises como o Brasil e Portugal - interessados no Acordo Comercial União Européia e Mercosul novamente adiado para 2018 visando sua consolidação.

Tratamos deste assunto, aparentemente distante de nossa realidade, mas não tanto porque respingará futuramente no Brasil por conseguinte no Nordeste " velha de guerra".

CRISE E VIOLÊNCIA

continua após o anúncio

As causas do adiamento desta feita foram a crise politica no Brasil, assim como na Argentina, da mesma forma que a resistência da França, Polônia e Irlanda por conta do interesse dos setores agricola e etanol desses paises contrários ao acordo.

Sobre o caso brasileiro, outros dois graves problemas suscitados na reunião de Lisboa, anteontem, foram a corrupção na elite politica brasileira e a violência, em especial no Rio de Janeiro tratada como gravissima.

continua após o anúncio

A violência carioca pode ser mensurada com o cancelamento de reunião de deputados do Parlamento europeu semanas atrás porque o Comando da Policia Militar se recusou a oferecer proteção à comitiva alegando não estar interessada em novo conflito armado com traficantes pois acabara de perder um tenente coronel na lista fúnebre e trágica de 108 militares mortos no Rio.

Além disso, a instabilidade politica no Brasil e na Argentina não estimula as cúpulas dos demais países a fazer outra coisa, senão transferir o desfecho para depois das eleições nesses Paises importantes da América do Sul.

continua após o anúncio

ESTRATÉGIA DE PORTUGAL

Enquanto a diplomacia adia para dezembro de 2018 a fase para a assinatura do acordo, depois das eleições no Brasil e Argentina, Portugal avança buscando atrair a inteligência brasileira, através de startups e inovação de uma forma geral para ocupar o HUB do Beato- área imensa de 35 mil metros quadrados em local onde funcionaram galpões das Forças Armadas na zona Portuária histórica.

continua após o anúncio

Portugal, Lisboa em particular, agem assiml para se manterem crescendo acima da média da Europa.

Esta realidade, aliás, interessa muito ao Brasil e em especial ao Nordeste com maior proximidade geográfica e marítima porque o futuro dos negócios exigirá esta interrelação continental, sobretudo entre os dois Paises com identidade histórica e de linguas.

continua após o anúncio

Em síntese, o novo Governo a ser eleito em 2018 tem o compromisso antecipado de avançar no Acordo União Européia- Mercosul, de muito interesse para o futuro brasileiro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247