Como domesticar um Pit Bull
"Chega a ser irônico, mas muitas pessoas não socializam os Pit Bulls por causa de sua dificuldade de socialização, mas o fato é que eles têm dificuldade de socialização justamente por que essa socialização não é estimulada", diz o colunista Alex Solnik; "Antes de qualquer atividade ou comando que você queira ensinar, ensine o seu cão a ser sociável. Ensine que crianças, idosos e outros cães podem ser amigos e inofensivos. Faça-o perceber que eles não são uma ameaça e por isso não tem necessidade de tratá-los como tal. Isso fará com que, no futuro, o cão tenha mais facilidade de socialização"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
"O Pit Bull é uma raça que muitas vezes está ligada a cães violentos e por isso sofre bastante preconceito. Mesmo em muitos casos em que o dono garante que o cão é dócil, as pessoas possuem certo receio de cães dessa raça".
"A verdade é que muitas vezes cães dessa raça realmente estão ligados a acontecimentos desastrosos, como morte de pessoas idosas, crianças e até mesmo de seus donos. A dúvida está em se o cão realmente está sempre destinado a ser um cão violento ou se sua criação poderá mudar essa característica".
"Por ser um cão com aparência robusta, o Pit Bull é muitas vezes usado para proteção patrimonial. Isso se dá também pelo fato de ser um cão forte e que, acima de qualquer coisa, lutará pela proteção do seu território. Para isso, o cão facilmente mostra sua força e sua determinação. São cães valentes e que enfrentam qualquer coisa caso se sintam ameaçados".
"O Pit Bull tem bastante energia, por isso ele quer usá-la. Cães de qualquer raça que tenha bastante energia tornam-se decepcionados caso sua energia fique apenas sendo acumulada. Algumas raças demonstram isso na tristeza e no isolamento, mas no caso do Pit Bull, ele se tornará agressivo. Por isso é muito comum vermos Pit Bulls agressivos".
"A maioria dos casos de Pit Bulls violentos são originados na dificuldade que o dono tem de passear com seu cão. Neste ponto, às vezes um quintal basta. Mas se não for possível um quintal, então será necessário o passeio ao ar livre".
"O passeio ao ar livre, entretanto, deve ser feito com cuidado. Para não ter mais dificuldades, o importante é tornar o cão acostumado com o passeio público desde filhote".
"Se o cão for sociável desde filhote, não trará problemas com o passeio ao ar livre. Saiba que em passeios ao ar livre o cão certamente encontrará cães de outras raças, e, talvez o pior, gatos. Se o cão não for sociável, este poderá ser um problema para seu dono".
"Cães dessa raça normalmente têm vontade própria, e eles tentarão executar essas vontades a todo custo. Por isso faça-o saber quem é que manda. Um bom exercício para fazer isso, é passear com o cão com uma coleira longa. Quando o cão tentar avançar mais que você, puxe-o falando algo que no futuro ele relacionará com o ato de esperar seu dono. Depois de alguns dias fazendo isso, logo não será necessário mais puxar, apenas o comando será suficiente. Depois de semanas, o cão não tentará mais avançar mais que você.
"O Pit Bull é um cão que poderá demorar mais a corresponder ao processo de adestramento. Por isso é necessário bastante perseverança. Muitas vezes os resultados não aparecerão como esperado, mas o ideal é não parar de ensinar.
"Seja sábio e não castigue seu cão caso os resultados que você deseja não sejam alcançados. O ideal seria sempre ignorar o cão e deixá-lo sem carinho e recompensas".
"O Pit Bull muitas vezes está relacionado aos cães de briga. Isso se dá pelo fato de cães dessa raça terem bastante dificuldade de socialização com outros cães, inclusive da mesma raça. Por causa disso, a socialização do cão, seja com outros cães ou até mesmo com crianças e pessoas idosas, é tema de muita discussão".
"Acontece que a socialização é a chave para o cão ser calmo. Chega a ser irônico, mas muitas pessoas não socializam os Pit Bulls por causa de sua dificuldade de socialização, mas o fato é que eles têm dificuldade de socialização justamente por que essa socialização não é estimulada".
"Antes de qualquer atividade ou comando que você queira ensinar, ensine o seu cão a ser sociável. Ensine que crianças, idosos e outros cães podem ser amigos e inofensivos. Faça-o perceber que eles não são uma ameaça e por isso não tem necessidade de tratá-los como tal. Isso fará com que, no futuro, o cão tenha mais facilidade de socialização".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247