Com quantos ministérios se faz um presidente da Câmara?
"Ministérios reluzentes – cujos titulares Bolsonaro tem de jogar ao mar - estão sendo oferecidos em troca de votos, o que explica o motim do DEM baiano, por exemplo", afirma o jornalista Alex Solnik
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia
Gostei da entrevista do vice Hamilton Mourão, hoje, à rádio Bandeirantes, na qual previu uma reforma ministerial logo depois das eleições à presidência da Câmara “para acomodar as forças políticas”.
Ele confirmou o que muita gente já desconfiava: o governo está jogando pesado na eleição de Arthur Lira.
Na Câmara começam os processos de impeachment - o grande fantasma que assombra o governo.
Ministérios reluzentes – cujos titulares Bolsonaro tem de jogar ao mar - estão sendo oferecidos em troca de votos, o que explica o motim do DEM baiano, por exemplo.
Maia deu um pito no presidente nacional do partido, o baiano ACM Neto, mas o ex-prefeito de Salvador, que tem a quem puxar, fingiu que não é com ele.
Sabe-se lá o que acontece nos outros partidos que fecharam aliança com Maia. Mas que há deputados dispostos a ouvir o canto da sereia, ninguém duvida.
Mourão falou na saída de Ernesto Araújo, o que é óbvio, ele não pode continuar depois da eleição de Biden e da dificuldade em negociar vacinas com China e India, mas há outros candidatos a cair fora, para os quais Bolsonaro precisa de uma “saída honrosa” e a reforma ministerial serve para isso: o ministro sai porque o governo “precisa do seu cargo” e não porque ele é um zero à esquerda.
Tanto Pazuello quanto Ricardo Salles estão na lista: Relações Exteriores, Saúde e Meio Ambiente são áreas em que o governo precisa limpar a barra para enfrentar os novos tempos pós-Trump.
Claro, três ministérios não bastam. Isso é só o começo. A turma é gulosa. E quem vai dizer com quantos ministérios se faz um presidente da Câmara e quais caciques vão virar ministros será o próprio Lira.
Não é mesmo, ACM Neto?
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247