Com doçura e com afeto
Há, nas letras de Chico, várias representações do imaginário feminino. Não convém absolutista nenhuma delas. A natureza humana é multiforme, polifacética
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Todo artista, como aliás todo escritor, possui aquilo que chamamos de licença poética para representar a vida e as pessoas. O criador cultural não é um mero retratista ou reprodutor da realidade. O reflexo artístico pode deformar voluntariamente o mundo em razão da "verossimilhança interna" do criador. Não fosse assim não haveria o surrealismo, o cubismo ou o expressionismo, etc.
Não é de hoje que vem a polêmica de como Chico Buarque retrata as mulheres em sua música. Existem até estudos acadêmicos sobre isso, como sobre toda a obra do compositor ("como num desejo magico"). Mas gostaria de avançar aqui sobre a lógica da verdadeira grande arte: refiro-me ao "caráter redentor da catarse " e sua ambivalência. Valho-me aqui de Marcuse, o filósofo frankfurtiano. A arte denuncia as contradições da realidade, mas ao mesmo tempo nos reconcilia com ela a partir do efeito estético de sua forma. Por isso que às vezes o reflexo artístico é politicamente inconsequente. Não estou eu aqui defendendo nenhuma arte panfletária. Mas me referindo a ambiguidade do discurso poético-literário.
Outra coisa: descrever não é aceitar as coisas como elas são. A ética do realismo enquanto estética literária está nisso. Quando o autor pinta realisticamente um quadro, não significa que aceita ou concorda com o que representa. A grande façanha do realismo e do naturalismo foi a denúncia do existente pela sua expressão fiel, dura, desumana do sofrimento humano, de homens e mulheres.
Há, nas letras de Chico, várias representações do imaginário feminino: atrás da porta, mulheres de Atenas, com açúcar e com afeto e outras. Não convém absolutista nenhuma delas. Até porque a própria natureza humana é multiforme, polifacética.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247