Colunistas do Globo pedem intervenção militar
A máscara de democratas e defensores da legalidade de dois dos principais colunistas do Jornal O Globo, Merval Pereira e Ricardo Noblat derreteu de vez. Desceram mais um degrau da ética, estão rentes à sarjeta da história do jornalismo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
A máscara de democratas e defensores da legalidade de dois dos principais colunistas do Jornal O Globo, Merval Pereira e Ricardo Noblat derreteu de vez.
Desceram mais um degrau da ética, estão rentes à sarjeta da história do jornalismo.
Suas colunas deste domingo (6/3) são usadas para amedrontar e chantagear o povo brasileiro em nome das Forças Armadas. Sem citar nomes ou fontes eles afirmam que os militares estão assustados e prontos a intercederem para manter a ordem pública.
Merval e Noblat falam em nome das elites e o recado é claro : o PT vai colocar o povo nas ruas? Então nós, a direita, vamos convocar o Exército brasileiro para conter os que se aliam contra o golpe.
Os colunistas estão fazendo uma declaração de guerra como se falassem em nome das Forças Armadas. Cinicamente Noblat afirma que “os militares se manifestaram por meio dos canais disponíveis para isso”, mas não cita nenhum desses canais.
Logo em seguida se trái e afirma que o tucano Geraldo Alckimin “não foi o único governador avisado de que poderia contar com a ajuda do Exército” - embora também não nomeie quem são os outros governadores que teriam sido contatados.
Ele acrescenta que receberam telefonemas governadores dos estados mais sujeitos a conflitos entre militantes políticos; ministros de Estado e líderes de quase todos os partidos. E pasmem : disse que “os do PT ficaram de fora”. Por que será ?
O que Noblat insinua? que nos estados governados por petistas o Exército não deveria interferir para proteger os cidadãos no caso de uma guerra civil? Os brasileiros que votaram no PT devem se matar devido à guerra de ódio pregada pela Globo, Veja, Isto é e a mídia golpista deste país??
Merval prega a violência abertamente. Segundo ele, "as milícias petistas mobilizadas na confrontação física nas ruas podem transformar o país em uma Venezuela, e quanto mais os fatos forem desvelados, mais a resposta violenta será a única saída".
Milícias são sim os grupos de antipetistas que em 2015 atacaram sedes do PT, o Instituto Lula e militantes de esquerda se manifestando pacificamente nas ruas.
Agora quando o povo passa a se manifestar diante da Globo, se boram nas calças, querem a proteção do Exército e se dizem seus porta vozes ?
A presidente Dilma Rousseff é a comandante maior das Forças Armadas e o Exército, a Marinha e a Aeronáutica tem seus próprios porta vozes, não precisam mandar recadinhos.
Ambos desconhecem que no Exército, na Aeronaútica e na Marinha do Brasil existem nacionalistas, homens sérios e comprometidos com a legalidade. Não existe unanimidade no oficialato, nos altos escalões, ou nas tropas sobre uma intervenção militar no país, ou uma volta da ditadura como defendem setores da oposição.
A resposta do grupo Globo à manifestações de protesto em todo país contra a coação de Lula para depor, sobre assuntos já esclarecidos por ele na Justiça, demonstra mais um passo da estratégia golpista da oposição. Querem calar as esquerdas pela força.
Estão cada vez mais apavorados diante da impossibilidade de manter o discurso de que o PT inventou a corrupção. Além de todas as denúncias existentes contra Aécio Neves, Eduardo Cunha, Serra e sua turma, neste domingo, a ex-amante de FHC, Miriam Dutra, em entrevista ao jornalista Joaquim de Carvalho, do DCM (íntegra aqui), denuncia os canais pelos quais ele adquiriu apartamentos milionários em Nova York, Paris além de uma fazenda no Brasil.
Ela dá nome aos bois, endereços e nome de operadores , afirma que seu filho e de FHC, Tomás, frequenta os imóveis de Paris e NY e que ela pessoalmente esteve presente em visita de FHC à fazenda de sua propriedade próxima a Brasília.
Desta vez a pirotécnica ação contra Lula coordenada entre Justiça e mídia ultrapassaram todos os limites suportáveis.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, declarou que a condução coercitiva é admitida apenas quando há intimação prévia para o cidadão comparecer e caso ele se recuse a depor.
Todos sabemos que isso não aconteceu. Agiram de forma ilegal e arbitrária. Mas tudo indica que desta vez o feitiço se virou contra o feiticeiro. Cutucaram a onça com a vara curta. Pensavam que pudessem humilhar Lula , o que ele representa em termos de conquistas aos trabalhadores deste país e que iríamos abaixar a cabeça, envergonhados.
Estão enganados. Como brasileiros que somos e de índole pacífica, não pregamos a violência pela violência. Não aceitaremos, no entanto, que a elite deste país, mais uma vez, dê um golpe em nome do combate à corrupção, quando são eles os maiores corruptores.
A militância petista e os movimentos sociais deste país estão se articulando para defender nas ruas as conquistas tão arduamente alcançadas nos últimos anos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247