Chinaglia: é hora de lutar pelo Estado de Direito
A condenação sem provas do ex-presidente Lula acende a luz vermelha sobre o estado da democracia brasileira, diz o deputado e ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP); "Esta condenação sem prova do Lula tem um viés politico nítido. É a continuidade do golpe, que começou com a derrubada da Dilma, prosseguiu com as contra-reformas e agora se conclui com esta sentença de encomenda"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
A condenação sem provas do ex-presidente Lula acende a luz vermelha sobre o estado da democracia brasileira, diz o deputado e ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP). Este é um fato que nos chama, diz ele, a lutar não apenas em defesa de Lula, mas do Estado Democrático de Direito, que vem sendo paulatinamente solapado, diz ele ao 247:
– Nós temos que voltar a lutar pelo Estado Democrático de Direito. Esta condenação sem prova do Lula tem um viés politico nítido. É a continuidade do golpe, que começou com a derrubada da Dilma, prosseguiu com as contra-reformas e agora se conclui com esta sentença de encomenda, que busca impedir uma candidatura do Lula e tirar o foco do escândalo que pode levar ao impedimento de Temer e das graves denúncias que atingem membros de seu governo e integrantes de sua base parlamentar. Creio que devemos fazer uma luta combinada, em defesa de Lula e do Estado Democrático de Direito. A palavra de ordem “mexeu com Lula, mexeu comigo” não deve ser mote apenas de petistas mas de todos os cidadãos brasileiros. Pois se conseguem condenar um ex-presidente, uma liderança popular como o Lula, imagine o que não podem fazer contra um trabalhador pobre e negro da periferia de São Paulo ou de qualquer cidade brasileira. É por isso que temos de lutar pela garantia de direitos.
O deputado Patrus Ananias (PT-MG), ex-ministro do Desenvolvimento Social de Lula, também aponta a condenação de Lula como um "atentado democrático":
– O Brasil inteiro viu e ouviu as gravações e imagens gravíssimas que expõem a corrupção do senhor Temer, que continua desgovernando o Brasil, e do senhor Aécio Neves, que depois daquelas conversas tão comprometedoras, continua pontificando no Senado. No dia em que a Câmara discute a denúncia do procurador-geral da República contra o presidente ilegítimo, o presidente Lula, sem nenhuma prova, é condenado a mais de 9 anos de prisão. Isso não deixa dúvida sobre a seletividade da justiça brasileira. O povo, que reconhece em Lula o melhor presidente da História, especialmente pelas políticas sociais e a preocupação com os mais pobres, está percebendo tudo isso. Esta sentença vem para concluir o golpe, para tirar Lula da disputa presidencial. Temos o dever de denunciar ao mundo o que se passa no Brasil: a instrumentalização da Justiça para alcançar objetivos políticos, o que representa uma grave atentado à democracia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247