Centrão prefere Bolsonaro a Mourão

"Na conjuntura atual, é pouco provável que a bancada conservadora da Câmara, que cresceu nas eleições de 2018, e atualmente está em negociações com o ainda presidente Bolsonaro, prefira o vice Hamilton Mourão no poder", escreve o jornalista Alex Solnik

O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão
O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia 

Como bem observa o professor Marcus André Melo, da Universidade Federal de Pernambuco, em sua coluna “Impeachment”, na página 2 da “Folha de S.Paulo” de hoje, só “haverá apoio congressual para deflagrar o impeachment quando uma supermaioria parlamentar preferir a alternativa representada pelo vice-presidente ao status quo”.

continua após o anúncio

Esse é o X da questão.

Em 2016, essa supermaioria conservadora favorável a Michel Temer formou-se – ainda não se sabe exatamente quem pagou o que para quem, mas aquilo teve um preço - e a consequência foi a deposição de Dilma Rousseff.

continua após o anúncio

Na conjuntura atual, é pouco provável que a bancada conservadora da Câmara, que cresceu nas eleições de 2018, e atualmente está em negociações com o ainda presidente Bolsonaro, prefira o vice Hamilton Mourão no poder.

Por várias razões.

continua após o anúncio

A primeira é que os deputados não têm a menor relação com o vice, nem intimidade, o que é fundamental para o toma-lá-dá-cá  - a sua mais habitual forma de se relacionar com o Executivo.

Embora seja menos estridente que o ainda presidente, não tenha filhos como os dele e nem Olavo de Carvalho, Mourão é general, é muito mais durão e, como todo mandatário que acaba de assumir o poder, estará muito forte se vier a substituir Bolsonaro e não vai querer conversa com o baixo clero.

continua após o anúncio

Muito mais interessante, para esses deputados é garantir a permanência de um presidente fraco que cada vez mais vai depender deles para sobreviver, o que significa que vão poder cobrar um preço cada vez maior.

Esse é o melhor dos mundos para o centrão.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247