Causas e efeitos da candidatura de Marcelo Castro como “nova pedra” no caminho de Temer

O primeiro “grande problema” considerado pelo presidente interino, ultimamente andando revoltado com o resultado, é que a candidatura de Castro ameaça o projeto de substituição criado com a participação de Eduardo Cunha

O primeiro “grande problema” considerado pelo presidente interino, ultimamente andando revoltado com o resultado, é que a candidatura de Castro ameaça o projeto de substituição criado com a participação de Eduardo Cunha
O primeiro “grande problema” considerado pelo presidente interino, ultimamente andando revoltado com o resultado, é que a candidatura de Castro ameaça o projeto de substituição criado com a participação de Eduardo Cunha (Foto: Walter Santos)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A dados da véspera da votação para a escolha do novo presidente da Câmara Federal, o fato novo gerado pela ascensão do deputado federal Marcelo Castro disputando a presidência da Casa pelo PMDB com chances de disputar a vitória,  permite atestar vários fatores de ameaça à estabilidade do comando do presidente Interino, Michel Temer, a partir da legenda que, a priori, ele também preside.

Mais do que isso, transforma uma “candidatura Zebra” em projeto potencializado com o resultado desta segunda-feira podendo desbancar toda a herança do deposto presidente Eduardo Cunha.

Para início de conversa, não são só Temer, Cunha e companhia os personagens assustados com o crescimento da candidatura de Marcelo Castro por ele ser habilidoso e ser tratado como interlocutor de confiança, mas toda a estrutura em torno dos partidos de sustentação ao presidente interino, a exemplo de PSDB, DEM e as legendas do Centrão.

continua após o anúncio

A PARTIR DO PMDB

O primeiro “grande problema” considerado pelo presidente interino, ultimamente andando revoltado com o resultado, é que a candidatura de Castro ameaça o projeto de substituição criado com a participação de Eduardo Cunha.

continua após o anúncio

Na prática, a mega estratégia está ameaçada por um azarão de última hora, posto que ninguém imaginava que surgiria algo tão ascendente capaz de meter medo e ameaçar ao Esquemão de Temer.

O fato de tudo estar acontecendo no PMDB motiva mais ainda as interpretações sobre outras reais ameaças porque do pronto-de-vista ético, a dados de hoje, o partido não poderá deixar de votar em Castro porque, do contrário, seria a desmoralização da legenda.

continua após o anúncio

FORÇA ATRAINDO OPOSIÇÃO

A Oposição na atual realidade puxada pelo PT, PC do B, PDT passou a ver chances de sucesso e tem atraindo outras legendas na articulação de um processo ascendente projetando claramente que Marcelo de Castro passou a ter chances de ir para o segundo turno em primeiro lugar  diante do deputado Rogerio Rosso ou do Democrata Rodrigo Maia.

continua após o anúncio

Nesta quinta-feira, o veredicto estará posto com prognósticos até do Palácio do Planalto de ameaça de Castro.

REAÇÃO DE TEMER

continua após o anúncio

A primeira delas, horas depois de considerar o PMDB um partido republicano, foi recusar receber em audiência o deputado pemedebista que fora espontaneamente construir um Pacto bem resolvido entre eles.

Ao não recebê-lo, Temer trata Marcelo Castro como candidato “persona non grata” pelo fato de representar o soerguimento da herança Dilma logo tem passado todas as horas e até madrugada na busca de reversão.

continua após o anúncio

PERFIL MODERADO

O médico e deputado federal piauiense é politico de convicções e de palavra. Mais do que isso representa a geração da classe politica longe de escândalos e de malversação com o dinheiro público.

continua após o anúncio

Nisto ele vence seu principal concorrente, Rogerio Rosso, acusado de estar envolvido em novo escândalo do DEM no Distrito Federal.

SINTESE DA ÓPERA

O poema famoso de Carlos Drummond sobre a Pedra no Caminho deve servir de alusão circunstancial para se compreender o papel de Marcelo Castro na atualidade como referência real de ameaça e/ou pedra na trajetória tão precoce do presidente interino e sua turma.

A vitória de Castro deixou de ser zebra, apenas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247