Cássio e a sugestão de Carmem Lúcia; o "Golpe dentro do Golpe"

Quem acompanha atentamente os bastidores da Política nacional facilmente identifica na ministra Cármen Lucia uma magistrada honesta, mas nem por isso distante do alinhamento pro stableshment; ela é, a rigor, uma aliada de primeira linha; ao longo dos últimos tempos, seu posicionamento se alinha com os interesses, inclusive Tucanos, embora sem a conduta escancarada do Ministro Gilmar Mendes pro PSDB e partidos coligados

Cássio e a sugestão de Carmem Lúcia; o "Golpe dentro do Golpe"
Cássio e a sugestão de Carmem Lúcia; o "Golpe dentro do Golpe"


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Virou meme puxado por setores da sociedade brasileira, mas não há outro conceito senão admitir a expressão acima, mesmo longe dos arroubos ideológicos, que a Grande Trama deflagrada após a reeleição de Dilma em 2014 sob comando do PSDB para criar novo clima de comando institucional no País, já tenta emplacar a presidenta do STF, Carmem Lucia, como sucessora de Michel Temer - tratado pelos tucanos como provável "carta fora do baralho", em 2017.

Eleicoes indiretas com a Ministra Carmen Lucia na Presidência da República é a nova tese / síntese defendida pelo senador Cassio Cunha Lima, da linha de frente dos Tucanos pró Aécio / Serra, portanto distante da ala pró Geraldo Alkmin, este último visivelmente abatido de qualquer perspectiva de ter apoio do PSDB para seu projeto de Presidência pela legenda.

A LEGALIDADE COMO ARGUMENTO

continua após o anúncio

O PSDB - certamente Cassio - repele veementemente a ilustração denominada de Golpe porque alega todo o novo processo em curso estar sob amparo legal.

De Fato, não se pode abstrair esta condição porquanto o afastamento de Dilma Rousseff e a possibilidade de queda de Temer em 2017 têm amparo legal, desde que o STF passou a não agir no nível soberano como poderia - a exemplo do pedido de afasrltamento do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em dezembro de 2015 - como pedira o MPF, algo que só veio a acontecer depois do Impeachment.

continua após o anúncio

Repitamos: se o STF tivesse tido a coragem de afastar e prender Eduardo Cunha antes do Impeachment, como fez depois de meses e do processo, certamente o afastamento de Dilma não teria acontecido.

Mas, por outro lado, como o TSE manobrou para o afastamento de Temer acontecer depois dos dois anos de mandato, o afastamento do Presidente implica em manobra institucional, através de eleições indiretas.

continua após o anúncio

A OPÇÃO CARMEM LUCIA

Quem acompanha atentamente os bastidores da Política nacional facilmente identifica na Ministra Cármen Lucia uma magistrada honesta, mas nem por isso distante do alinhamento pro stableshment. Ela é, a rigor, uma aliada de primeira linha.

continua após o anúncio

Ao longo dos últimos tempos, seu posicionamento se alinha com os interesses, inclusive Tucanos, embora sem a conduta escancarada do Ministro Gilmar Mendes pro PSDB e partidos coligados. Ela faz a linha sutil do Procurador Geral da República, em diversos casos poupando claramente lideranças tucanas envolvidas em graves acusações.

Trocando em miúdos, o senador Cassio apenas se antecipa para a grande jogada tucana na nova fase institucional do País.

continua após o anúncio

Pior é que tudo acontece sem voto, sem aval da sociedade brasileira.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247