Capas de Veja e Isto É se completam, basta olhá-las pra entender

Tornar quem quer que seja em um presidiário antes de ser condenado é algo que foge completamente a qualquer possibilidade de se estar exercendo a liberdade de imprensa. É autoritarismo de imprensa. É jogo sujo da pior espécie. É transformar o veículo de comunicação em arma de guerra, em instrumento de golpe

Brasília- DF- Brasil- 26/02/2015- O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante entrevista coletiva no Ministério da Justiça (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Brasília- DF- Brasil- 26/02/2015- O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante entrevista coletiva no Ministério da Justiça (Marcelo Camargo/Agência Brasil) (Foto: Renato Rovai)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A revista Veja desta semana traz o ex-presidente Lula em trajes de presidiário.

Não há nada que permita o jornalismo comprometido com o mínimo de seriedade defender esse absurdo.

Lula não é réu. E se fosse, teria direito à defesa.

continua após o anúncio

Tornar quem quer que seja em um presidiário antes de ser condenado é algo que foge completamente a qualquer possibilidade de se estar exercendo a liberdade de imprensa.

É autoritarismo de imprensa.

continua após o anúncio

É jogo sujo da pior espécie.

É transformar o veículo de comunicação em arma de guerra, em instrumento de golpe.

continua após o anúncio

Na história da imprensa marrom brasileira poucos veículos tiveram coragem pra tanto.

Eles sempre buscavam se esconder em ilustrações, em formas sub-reptícias de ataque. Nunca ousaram uma montagem tão direta e tão sem provas.

continua após o anúncio

De alguma forma, o que é mais absurdo, é que só estão fazendo isso com Lula porque o atual ministro da Justiça preferiu ilustrar a capa da Isto É. No destaque da revista sem leitores ele diz que todos podem ser investigados na sua gestão.

Ou seja, ao invés de dizer que vai punir o delegado que conduziu as investigações de Luís Carlos, filho do ex-presidente, de forma absurdamente fora da lei, ele posa de justiceiro.

continua após o anúncio

O jurista Pedro Serrano que já se posicionou a favor de outras decisões polêmicas de José Eduardo Cardoso é peremptório em dizer que sua atitude neste caso foi pífia. Que o ministro tinha todos os elementos para impedir que esse constrangimento da família do ex-presidente fosse tratado como algo natural. Que o ministro devia e podia ter agido dentro da lei punindo o delegado da PF.

Ao contrário, Zé Eduardo se tornou capa da Isto É para permitir que Lula se tornasse presidiário na Veja.

continua após o anúncio

Não é por acaso, amigos.

A capa da Isto É complementa a da Veja e da Época.

continua após o anúncio

Se havia alguma dúvida em relação ao papel que o ministro da Justiça desempenha em relação ao governo e aos seus aliados, principalmente do PT, não resta mais dúvida alguma.

Basta olhar as três capas.

PS.: Pedro Serrano entrou em contato com o blogue para dizer que obteve novas informações acerca da decisão do ministro José Eduardo Cardozo. Segundo ele, o ministro não teria afastado o responsável pela intimação do filho do ex-presidente Lula às 23 horas porque ele não está diretamente envolvido na investigação. Serrano considera que neste caso não há envolvimento direto do funcionário, o que permite ao ministro conduzir o processo de outra forma e a suspeição do referido funcionário não seria necessária.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247