Brasil é um dos países onde mais se trabalha
"O brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. Os dados são incontestáveis", afirma Marcelo Zero, colunista do 247, que expõe uma tabela com a média de horas trabalhadas por semana pelos países da OCDE; o Brasil não faz parte da OCDE, mas é possível fazer a comparação com os dados do IBGE; nesse caso, o Brasil ficaria em 4º lugar, praticamente empatado com a Coreia do Sul; nas áreas urbanas brasileiras, 27,1% dos trabalhadores têm uma jornada superior a 45 horas por semana; e aproximadamente 86,9% trabalham mais de 40 horas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. Os dados são incontestáveis. A tabela abaixo mostra a média das horas efetivamente trabalhadas por semana, para os países da OCDE. Em sua maior parte, são países desenvolvidos, mas há também países em desenvolvimento. O Brasil não faz parte da OCDE, mas é possível fazer a comparação com os dados do IBGE (microdados da PNAD).
Nesse caso, o Brasil ficaria em 4º lugar, praticamente empatado com a Coreia do Sul, país que se destaca como um dos mais laboriosos do mundo. Observe-se que as horas trabalhadas caíram um pouco no Brasil desde o início deste século, devido ao aumento da renda das famílias.
No ano passado (2015) houve queda (a média caiu para 39,9 horas), desta vez ocasionada pela recessão. Os dados que utilizamos na tabela é o de 2014, pois os dados dos outros países também são desse ano.
Saliente-se que, no caso do Brasil, mede-se o trabalho a partir dos 10 anos de idade, o que faz a média ficar artificialmente baixa.
Na realidade, nas áreas urbanas brasileiras, 27,1% dos trabalhadores têm uma jornada superior a 45 horas por semana. E aproximadamente 86,9% trabalham mais de 40 horas.
Na sisuda Alemanha, símbolo de eficiência, trabalha-se apenas 26, 37 horas por semana.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247