Bolsonarista na postura, Ciro é muito mais que um desastre comportamental

"Um misto de inveja com incompreensão da realidade torna o pedetista uma figura odiosa, politicamente má e potencialmente bolsonarista. Ciro é hoje, se brincar, tão Bolsonaro quanto o próprio Tenente reformado Jair", afirma o jornalista Gilvandro Filho

Ciro Gomes e Jair Bolsonaro
Ciro Gomes e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Gilvandro Filho, para o Jornalistas pela Democracia 

Durante um certo período para cá, e movida pela condescendência que marca as pessoas de boa fé, muita gente que conheço tinha pena de Ciro Gomes. “Não gira bem da cabeça”, diziam umas. “É doentinho”, compadeciam-se outras. Até mesmo atribuíram a essa aparentemente debilidade o papel deplorável que desempenhou ao fugir para Paris, feito um coelho assustado, só para não ter que dar desculpas por não votar em Haddad e no PT, única opção decente e lógica para o eleitor com um mínimo de decência e de lógica dizer “não” à chegada do fascismo no Brasil. Reação que acabou não logrando êxito por conta de atitudes equivocadas feito as de Ciro.

continua após o anúncio

Erraram todas e todos. Ciro Gomes, que hoje chegou ao fundo do abismo ao conceder umas das entrevistas mais irresponsáveis da política brasileira, não é um doente. Doente se trata e, se tiver sorte e cuidados, melhora. Pelo contrário, ele sabe muito bem o que faz, embora não se possa dizer o mesmo do que diz. Como imaginar o que se passa na cabeça de um ser humano que acusa Lula de ser artífice do impeachment de Dilma Rousseff? Difícil...

A capacidade do ex-ministro de produzir assertivas não verdadeiras só é comparável à sua ânsia desesperada de crescer no gosto popular, o que não consegue. Uma estagnação que o deixa no ponto de ser chamado, em algumas rodas, de “Ciro Seis Por Cento” pelo seu índice mais alto nas pesquisas. O problema de Ciro Gomes é ideológico. Assim como acontece com Jair Bolsonaro, a cada dia que passa, fica claro, o mentor do político cearense, em quesitos como arrogância, ódio e fakenews. No último quesito, então, Ciro tem se mostrado tão ou mais produtivo quanto todos os “zeros” de Bolsonaro, juntos.

continua após o anúncio

Ciro Gomes é, hoje, um dos grandes fabricantes de lorotas em atividade, no País. E se o assunto é inventar sobre o próprio ego e contra um cidadão chamado Luiz Inácio Lula da Silva, aí que ele se torna imbatível. Aí, a vanguarda é dele, ninguém tasca, ele viu primeiro. A fixação por Lula beira a doença – embora, como aqui já dito, de doente ele não tem nada. Um misto de inveja com incompreensão da realidade torna o pedetista uma figura odiosa, politicamente má e potencialmente bolsonarista. Ciro é hoje, se brincar, tão Bolsonaro quanto o próprio Tenente reformado Jair.

No outro extremo da linha de tiro, Lula dá aula de como se portar. Político e paciente, duas características que Ciro Gomes não conseguiu lapidar (apesar da idade), o líder dos petistas tem uma postura serena e compreensiva, malgrado o nível rasteiro de agressões que recebe do seu maior desafeto. Lula já estendeu a mão que afaga e recebeu de volta o apedrejamento que cantou uma vez Augusto dos Anjos. Mas, vida que segue. Com cada um dando o que tem, o que pode dar.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247