Bolsonarista arrependido não virou petista

"Bolsonaro aparece na frente, com 29% e Lula em segundo lugar, com 17%. Ou seja: de lá para cá, em quatorze meses, Bolsonaro perdeu dez pontos percentuais na preferência do eleitorado e o PT, 13", aponta o jornalista Alex Solnik. "Verifica-se, portanto, que os eleitores que desistiram de apoiar Bolsonaro não migraram para o candidato do PT", acrescenta

Jair Bolsonaro e Lula
Jair Bolsonaro e Lula (Foto: José Cruz/Agência Brasil | Pedro Liberal)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia - O resultado final da eleição presidencial de outubro de 2018 apontou, excluídos votos nulos e abstenções, 39% para Bolsonaro e 30% para Fernando Haddad.

  Na pesquisa mais recente sobre as próximas eleições presidenciais, realizada entre 15 e 18 de janeiro deste ano em 137 municípios de 25 unidades da Federação pela MDA para a Confederação Nacional dos Transportes, Bolsonaro aparece na frente, com 29% e Lula em segundo lugar, com 17%.

continua após o anúncio

  Ou seja: de lá para cá, em quatorze meses, Bolsonaro perdeu dez pontos percentuais na preferência do eleitorado e o PT, 13.

  Verifica-se, portanto, que os eleitores que desistiram de apoiar Bolsonaro não migraram para o candidato do PT. São do campo conservador, decepcionaram-se com aquele que elegeram, mas provavelmente vão votar num outro candidato ou chapa desse campo que ainda não sabem quem é.   

continua após o anúncio

   De qualquer modo, se as eleições fossem realizadas hoje os dois oponentes de 2018 seriam de novo finalistas no segundo turno.

   A polarização, que durante duas décadas colocava frente a frente PT e PSDB tende a ser novamente entre PT e o PB – o partido de Bolsonaro.

continua após o anúncio

   O maior partido de oposição tem apenas dois anos para entender esse resultado e corrigi-lo a seu favor, sob risco de ficar, mais uma vez, em segundo lugar.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247