Bernie Sanders deveria visitar Lula
"Eu acho que a essa altura alguém do PT já deveria estar empenhado em organizar uma visita do senador Bernie Sanders a Lula o quanto antes", diz o colunista Alex Solnik; "A visita de Sanders produziria um fato de enorme repercussão mundial que forçaria o governo a se pronunciar sobre o assunto, coisa que nunca fez e colocaria a prisão de Lula e todo o caso num outro patamar"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Eu acho que a essa altura alguém do PT já deveria estar empenhado em organizar uma visita do senador Bernie Sanders a Lula o quanto antes.
Seria perfeito para dar sequência e consequência à carta enviada por ele e outros 28 senadores do Partido Democrata, hoje, ao governo brasileiro, que definem como de extrema-direita e que não está nas manchetes, mas escondida nas páginas internas dos jornalões brasileiros, na qual questionam duramente a prisão de Lula e pedem explicações.
A carta denuncia "a intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil" e afirma que Lula está preso em razão de "acusações não comprovadas" num julgamento "altamente questionável e politizado". E sua prisão representa "ameaça à democracia no Brasil".
O destinatário não é o STJ, nem o STF, nem o TRF-4; é o presidente da República, que é quem comanda o país no regime democrático e presidencialista. Isso dá bem a ideia de que para os senadores democratas Lula é um preso político do estado brasileiro, sob responsabilidade direta de Temer. A responsabilidade é dele e não de Moro, ou do TRF-4 etc etc.
A visita de Sanders produziria um fato de enorme repercussão mundial que forçaria o governo a se pronunciar sobre o assunto, coisa que nunca fez e colocaria a prisão de Lula e todo o caso num outro patamar.
O episódio sairia do âmbito doméstico para o internacional. Do âmbito jurídico para o político. O governo teria que explicar ao mundo como permite uma prisão arbitrária e sem provas de um ex-presidente da República e candidato favorito à eleição presidencial em plena vigência da democracia.
Eis um fato novo com potencial para mudar o rumo da campanha presidencial e devolver Lula aos braços do povo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247