Barroso neutraliaza Barbosa com estilo "zen"

O "novato" ainda continuou, em tom quase professoral: "discutir o argumento e não a pessoa - é assim que se age civilizadamente!"



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(originalmente publicado no blog de Christina Lemos)

José Roberto Barroso, o ministro "novato", como se brinca nos bastidores do STF, encontrou uma fórmula para conter a ira e o discurso agressivo do colega Joaquim Barbosa. Às intervenções duras e provocativas do presidente do Tribunal, Barroso repete, como um mantra: "respeito a opinião de Vossa Excelência, senhor presidente!" - e segue declarando o próprio voto, sem se alterar.

A estratégia é diferente da dos colegas, que frequentemente entram em desgastantes bate-bocas com Barbosa, em confrontos que costumam culminar com troca de ofensas públicas. Foi assim em diversos embates com Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Lewandowski e Toffoli - este último, chamado de "hipócrita" por Barbosa, nesta quarta.

continua após o anúncio

Barroso, no entanto, não deixa de dizer o que realmente pensa, embora sem se alterar ou partir para o xingamento: "O esforço para depreciar quem pensa diferente é um déficit civilizatório" - declarou, em discussão acalorada com Barbosa, que momentos antes havia interrompido seu voto para acusá-lo de colaborar com a "leniência" que permite que crimes de corrupção fiquem impunes.

O "novato" ainda continuou, em tom quase professoral: "discutir o argumento e não a pessoa - é assim que se age civilizadamente!". Barbosa reagiu com indignação, acusando Barroso de proferir "um voto político": "O voto de Vossa Excelência rebate o acórdão! Isso é manipulação!" Ainda assim, Barroso não se descontrolou.

continua após o anúncio

O ministro atendeu ao pedido dos jornalistas de televisão e ao término da sessão deu longa entrevista gravada, na qual sistematicamente se esquivou de perguntas sobre os embates com Barbosa. "Ao contrário de outros países, na nossa corte suprema os debates são públicos - o que mostra transparência absoluta".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247