Bahia ligada na democracia ameaçada



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Teatro Castroi Alves lotado, na noite de ontem, terça-feira. A filósofa, escritora e feminista Márcia Tiburi é a convidada do projeto “Mulher com a Palavra” e eu a mediadora.  Anfitriã, a secretaria de Politicas Para Mulheres da Bahia, Olivia Santana. Mulher, negra e comunista, ela se define.  Imagino um encontro de mulheres que vá girar sobre os temas relevantes porém específicos de sempre, apesar do perfil multidisciplinar e da personalidade multifacetada da Márcia. Imagino que vamos ficar no debate sobre empoderamento político das mulheres, violência de gênero,   ampliação de direitos, estupro, assédio e outras mazelas que nos afetam.  Mas não. O pessoal estava ávido para discutir isso e também golpe e democracia. Por onde andei na Bahia, todos queriam saber - embora eu não tenha a resposta - se o golpe vai durar, se o retrocesso veio para ficar e, principalmente, sobre como resistir. 

Fiz a introdução, as apresentações de praxe e tal. Quando Márcia pegou o microfone, deu boa noite e surpreendeu. “Antes de mais nada, Fora Temer”. E o disse no tom ainda baixo e grave que usamos no início de uma  conversa. O teatro veio abaixo com os gritos, agora ritmados e exaltados, de Fora Temer.

A plateia voltaria a desabafar seguidas vezes, ao longa da fala vívida, inteligente e provocativa desta intelectual que sabe conectar conhecimento e saber à vida real.  Quando falou sobre seu conceito de “personalidade autoritária”,  sacou exemplos atuais, coisas que andam sendo feitas pelo governo interino. Parece que todo mundo ali tinha lido seu último livro "Como conversar com um fascista, que norteou parte do debate. Aproveitei uma  deixa para falar das ameaças à sobrevivência da comunicação pública, a partir do desmonte da EBC.  Plateia respondeu com Temer e viva a TV Brasil, pedindo ocupação já.

continua após o anúncio

A fala de Márcia Tiburi,  relacionando mulher, autoritarismo e democracia na conjuntura atual daria um artigo imenso mas o tempo agora  é curto. Os baianos me seguram aqui mais um dia. Gravo programa para a TVE, encontro pessoas ávidas para discutir conjuntura politica e seus desdobramentos, encontro leitores do 247 e militantes da blogosfera. Daqui a pouco vou participar, no Teatro Vila Velha, de um simpósio sobre Cultura e Comunicação Pública. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247