Ataque à Globo é típico de estado totalitário
Jornalista Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, critica a proposta do presidente Jair Bolsonaro que ataca interesses comerciais da Globo; "É uma forma de chantagem: ou a Globo adere ou vai sofrer consequências desagradáveis no caixa. É, portanto, uma decisão política e típica de estado totalitário. E tem o objetivo de cessar críticas ao governo. Calar a oposição. É uma censura econômica. Um atentado à liberdade de expressão", diz Solnik; "A censura é vedada pelo artigo 5º. da constituição, que também garante a liberdade de expressão. Em oito anos no poder, Orbán vem obtendo sucesso com esse modelo"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia - Quando Bolsonaro fala em acabar com o BV, o que implicaria na queda de faturamento da Globo, ele não está dando uma de Robin Hood, tirando da mais rica para distribuir entre as mais pobres.
O que ele está fazendo é exatamente a mesma coisa que o primeiro-ministro de extrema-direita Victor Orbán fez na Hungria: interferindo com a força do estado em assuntos de âmbito privado para enfraquecer a emissora que tem uma linha crítica em relação ao seu governo e fortalecer o SBT, a Record e a RedeTV!, assumidamente governistas.
É uma forma de chantagem: ou a Globo adere ou vai sofrer consequências desagradáveis no caixa.
É, portanto, uma decisão política e típica de estado totalitário. E tem o objetivo de cessar críticas ao governo. Calar a oposição. É uma censura econômica. Um atentado à liberdade de expressão.
A censura é vedada pelo artigo 5º. da constituição, que também garante a liberdade de expressão.
Em oito anos no poder, Orbán vem obtendo sucesso com esse modelo.
(Co nheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247