Assim caminha a humanidade

Tudo indica que a Bondade esteja mesmo superando a Maldade. O mundo já foi muito pior. Já vimos mais atrocidades. É fato



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não sou uma pessoa excessivamente otimista. Sou positiva, mas longe de ser daquelas que, diante de um problema, sorri com leveza, se empolga e diz que vai dar tudo certo, irritando os normais ao seu redor.

Mas tenho a nítida impressão de que há mais bondade que maldade no mundo.

Suponha que pudéssemos contar cada ato de bondade, cada feito, cada sorriso, cada ato de caridade, filantropia, amor ou ternura, cada atitude generosa que tenha ocorrido no planeta no ano que passou e somássemos tudo para termos uma incidência total de Bondade em 2013.

continua após o anúncio

E aí, suponha que fizéssemos o oposto: contássemos cada franzida de cenho, cada momento egoísta e mesquinho, cada chute, soco, tapa, cada ato de maldade, falsidade, cada assassinato, erro ou atitude de má-fé, somássemos tudo também para termos uma incidência total de Maldade.

Teríamos duas colunas - bondade e maldade - um tipo de contagem moral para a humanidade. Qual seria a maior coluna?

continua após o anúncio

Meu palpite cego, sem consultar estatísticas ou especialistas, é de que as duas colunas parecem iguais, mas a da bondade tem um pouco mais e que, ao longo dos anos, séculos e milênios, essa diferença acumulada vai ser cada vez maior.

A meu ver, há uma propensão para a bondade que desenha a humanidade aos poucos e faz com que os povos se movam a passos pequeninos da escuridão em direção à luz. Ou seja, o Homem no futuro será melhor, mais bondoso do que o do passado. Há uma direção na história da Humanidade e isso é claro pra mim.

continua após o anúncio

Por isso a razão nos foi dada, segundo o filósofo iluminista Locke - para que usemos nossa inteligência e senso moral a fim de escolhermos bem e alcançarmos a felicidade.

Eu não estou sozinha na minha crença. Um dia Martin Luther King disse a uma multidão que as pessoas melhorariam. Ele não podia precisar quando, mas ele sabia que as pessoas seriam mais bondosas e justas umas com as outras. Segundo ele, o arco do Universo Moral é longo, mas se curva em direção à Justiça. Obama, 40 anos depois, disse que o arco se curva sim em direção à justiça, mas não o faz sozinho, por sua conta. Ele se curva porque cada um de nós coloca a mão nele, da nossa maneira, e o faz se curvar.

continua após o anúncio

Faz sentido.

Sei que não vivi tanto assim, mas sei de guerras religiosas, saques, aniquilações, injustiças sociais, preconceitos, crueldades tanto quanto sei de atos de bondade e generosidade. Amo e sou amada. Sei do poder e mistério disso. E sei que há uma bondade furiosa no mundo. Ela está lá - teimosa, insistente, tenaz. A questão é: por quê?

continua após o anúncio

Teríamos nós, humanos, recebido certa chuva de poeira angelical? Não. Meu temperamento, minhas imperfeições, defeitos e capacidade de não ser boa, às vezes, me diz que não. Não me sinto nada angelical. E imagino que, como eu, ninguém se sinta também. Nós, seres humanos, estamos melhorando, mas jamais seremos perfeitos.

Talvez o desafio da busca pela perfeição seja a resposta.

continua após o anúncio

O filósofo australiano John Passmore acha que as pessoas são capazes de grandes atos de bondade sabendo que podem "derrapar" nas suas imperfeições a qualquer momento e que o progresso da Humanidade está justamente aí: é a consequência do descontentamento, paixão e ansiedade dos seres humanos na busca para serem melhores.

Portanto, tudo indica que a Bondade esteja mesmo superando a Maldade.

continua após o anúncio

O mundo já foi muito pior. Já vimos mais atrocidades. É fato.

Se o movimento em direção à luz é otimismo, que me perdoem os pessimistas, mas espero mesmo que nós humanos estejamos ficando cada vez mais distantes da escuridão.

Nessa caminhada, não ser mau já é a melhor maneira de ser bom.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247