As responsabilidades do PT aos 41 anos

"O PT tem principalmente que ocupar o lugar central na polarização contra o governo, assumindo suas responsabilidades de força de esquerda hegemônica no país", defende o sociólogo Emir Sader

Militância e bandeira do PT
Militância e bandeira do PT (Foto: PAULO PINTO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O PT cumpre 41 anos. Em pouco tempo de existência, o partido conquistou um lugar central na esquerda brasileira e no Brasil. Tornou-se, rapidamente, o partido mais importante da esquerda brasileira. Porém, mais do que tudo, protagonizou os governos mais importantes da história do país.

Em 23 anos de existência, o PT assumia o cargo mais importante do país, elegendo, pela primeira vez, um líder sindical como presidente da República. Enfrentando o ódio da direita e da mídia, realizou os governos mais virtuosos da nossa história, diminuindo as desigualdades, a fome, a miséria e a exclusão social como nunca antes na história brasileira. Projetou o Brasil no exterior e Lula como o maior estadista da sua época, valorizando a imagem

continua após o anúncio

Foram conquistas por méritos do PT. O que lhe impõem grandes responsabilidades, ainda mais porque a reação de direita no Brasil aos governos do PT levou à pior crise da nossa história. A direita se uniu em torno do Bolsonaro, alguns setores da direita hoje têm diferenças com o governo, mas Bolsonaro se erigiu no grande líder da direita, transformada em extrema direita.

E o eixo do polo alternativo é inevitavelmente o PT. Porque é o maior partido da esquerda, porque é o partido que protagonizou os governos da esquerda, os de maior sucesso na história política brasileira, porque tem entre seus dirigentes o Lula, o maior e mais importante líder político brasileiro. Porque é o único partido com enraizamento nacional, porque tem vínculos diretos com os principais movimentos sociais, porque tem vínculos e prestígio internacional que nenhum outro partido possui.

continua após o anúncio

Pelo papel preponderante que o PT passou a ter na esquerda e no país, suas responsabilidades são maiores, são centrais para sair da pior crise da nossa história. O PT tem que jogar todas suas forças para restabelecer a democracia no Brasil, para recuperar um projeto de governo que cuide de todos os brasileiros, que os favoreça, que resgate o Estado brasileiro como instrumento que promova as condições de vida da população, que recupere a imagem do Brasil no mundo.

Para isso o PT precisa se capacitar para reconquistar o governo e voltar a dirigir o Brasil. Precisa encabeçar a luta pelo impeachment, pela manutenção do auxílio emergência, pela vacina para todos e já e pela redemocratização do país. E, caso a substituição do governo se projete para 2022, ganhar as eleições de 2022.

continua após o anúncio

Precisa, para isso, recuperar os direitos políticos plenos do Lula, porque precisamos do Lula como candidato e, sobretudo, como presidente do Brasil, tão gigantesca será a tarefa de reconstrução do país. Precisa fazer uma campanha nacional, mobilizando a todos os que se disponham a lutar pelos direitos do Lula, de juristas e de dirigentes políticos, para a recuperação dos direitos políticos do Lula.

Precisa renovar suas formas de ação e suas formas de organização. Redistribuir seus membros, diminuindo os voltados para a estrutura interna e aumentar exponencialmente os diretamente vinculados ao trabalho de massas e à formação política.

continua após o anúncio

Precisa voltar a se constituir, aos olhos do povo, no partido das alternativas. Precisa renovar sua militância, incorporando maciçamente jovens, mulheres, negros, rejuvenescendo e mudando a cara pública do partido.

O PT precisa retomar, com vigor, seu trabalho internacional, sobretudo o voltado para a América Latina, que volta a viver processos intensos de recuperação das forças e dos governos de esquerda. Voltar a promover iniciativas internacionais, que promovam a reorganização da coordenação das forças progressistas na região.

continua após o anúncio

Mas tem, principalmente, que ocupar o lugar central na polarização contra o governo, assumindo suas responsabilidades de força de esquerda hegemônica no país. E passar a atuar, desde agora, com mobilizações e campanhas de rua, na perspectiva da vitória da esquerda nas eleições de 2022.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247