Apesar de vocês

Apesar de vocês, que apoiaram o golpe de 64 e patrocinam mais um golpe no Brasil, amanhã há de ser outro dia. Cedo ou tarde a democracia será vitoriosa, pois a democracia é uma conquista civilizatória

31/03/2016 - São Paulo - SP, Brasil - Ato em defesa da Democracia na Praça da Sé em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
31/03/2016 - São Paulo - SP, Brasil - Ato em defesa da Democracia na Praça da Sé em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula (Foto: Fátima Bezerra)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Durante a chamada Guerra Fria, os golpes de Estado na América Latina seguiram um roteiro engenhoso. Através da grande mídia empresarial, alimentava-se o clima de instabilidade política e econômica, explorava-se o mote do combate à corrupção e conquistava-se o apoio de setores médios da sociedade, que nunca souberam o que era fome, seca ou qualquer coisa parecida. Em seguida vinha a intervenção militar, fantasiada de revolução e comemorada pelas elites. Resultado: supressão da democracia, perseguição política, tortura e morte. Depois do golpe civil-militar de 1964 no Brasil, somente em 1989 pudemos votar e eleger diretamente os nossos representantes.

A crise econômica internacional, desencadeada em 2008 no centro do capitalismo, intensificou o processo de disputa de hegemonia no âmbito internacional, de modo que os Estados Unidos e seus aliados passaram a olhar para a América Latina como outrora, buscando desestabilizar os governos progressistas da região para recuperar a hegemonia perdida. Não por acaso testemunhamos recentemente os golpes de Estado em Honduras e no Paraguai, desta vez seguindo um roteiro um pouco distinto. Novamente a grande mídia empresarial é explorada para alimentar a instabilidade política e econômica em países governados por partidos ou coalizões progressistas, novamente o mote do combate à corrupção é utilizado para conquistar o apoio de setores médios da sociedade e viabilizar o golpe via parlamento ou judiciário, sem tanques nas ruas, fantasiando o golpe de legalismo.

A história, entretanto, apesar de também ser um território de disputa de narrativas, sempre reservou o lugar apropriado para aqueles que se associaram contra a soberania do voto popular, contra a democracia. Passada a ditadura militar, a classe trabalhadora brasileira construiu o PT, o MST e a CUT; partidos e organizações da sociedade civil que foram inseridos na ilegalidade pelo regime militar foram reconstruídos; a sociedade se mobilizou e fez fazer os seus direitos na Constituinte de 88; Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente em 2002. O lixo da história foi o lugar reservado aos golpistas e aos veículos de comunicação que apoiaram o golpe de 64, que teve como principal objetivo impedir as reformas de base e subordinar o Brasil aos interesses das grandes potências internacionais.

continua após o anúncio

Apesar de vocês, que apoiaram o golpe de 64 e patrocinam mais um golpe no Brasil, a sociedade brasileira vem reaprendendo a lutar e resistir. As universidades brasileiras se transformaram em verdadeiras trincheiras de resistência democrática, com a mobilização permanente de estudantes, técnicos e docentes. Os artistas, produtores culturais, militantes da cultura, intelectuais, lideranças religiosas e juristas se articulam em comitês em defesa da democracia por todo o país. Os trabalhadores realizam assembleias populares para defender os direitos sociais e fortalecer a luta contra o golpe.

Mesmo sem os grandes veículos de comunicação fazendo a cobertura de nossas mobilizações ao vivo, mesmo sem a TV Globo – que apoiou o golpe de 64 – convocando a população para as manifestações em defesa da democracia, a Frente Brasil Popular realizou mais uma grande mobilização popular no dia de ontem. Todas as divergências políticas foram colocadas de lado para dar lugar a uma grande unidade em defesa da legalidade. Gente de todas as cores, de todas as crenças e de todos os segmentos da sociedade brasileira foi às ruas para dizer não ao golpe, pois reconhece os interesses que estão novamente por trás da ruptura democrática.

continua após o anúncio

Apesar de vocês, que apoiaram o golpe de 64 e patrocinam mais um golpe no Brasil, amanhã há de ser outro dia. Cedo ou tarde a democracia será vitoriosa, pois a democracia é uma conquista civilizatória.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247